Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Sul continua com ar seco no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

A primeira semana de dezembro de 2018 foi marcada por predomínio de ar seco sobre o Sul do Brasil. Níveis de umidade entre 20% e 30% vêm sendo observados em muitas áreas dos três estados. As madrugadas frias, com temperaturas muito abaixo do normal para dezembro, também foram destaque na Região Sul esta semana. A região serrana de Santa Catarina teve geada cinco vezes e poderá ter a sexta de dezembro no fim de semana.

 

O que reduziu muito a umidade e a temperatura na Região Sul nos últimos dias foi o predomínio de ar frio de origem polar. A passagem de um ciclone extratropical pela costa da Região ajudou a reduzir os níveis umidade no ar.

 

Curitiba e Porto Alegre entre as capitais mais secas do BR

Porto Alegre e Curitiba foram as  capital mais secas do país nos últimos dias. O mais inusitado foi o que ocorreu em Curitiba, onde normalmente o tempo é úmido, com níveis de umidade do ar elevados, praticamente o ano todo.  No dia 5 de dezembro, Curitiba foi a capital mais seca do país, com nível de umidade relativa do ar de 27% às 16 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No dia 4, a Porto Alegre foi a capital mais seca, com 29% de umidade no ar às 16 horas

 

Fim de semana seco

O seco e frio de origem polar ainda predomina sobre o Sul do Brasil no fim de semana. A baixa umidade no ar vai dificultar a formação de nebulosidade e por isso quase toda a Região vai passar o fim de semana com muito sol e céu azul.

No leste do Paraná, o sábado será com predomínio de céu nublado, garoa e sensação de frio, inclusive em Curitiba. O Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina ficam com muitas nuvens o dia todo, mas com um pouco de sol. A temperatura fica amena inclusive em Florianópolis.

 

No domingo, o sol fica forte desde cedo em praticamente toda a Região. Não há previsão de chuva para nenhuma área, mas leste do Paraná e o Vale do Itajaí (SC) terão muitas nuvens, mas com períodos com sol.

 

 

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

 

Frio e geada

O sábado amanhece frio em toda a Região Sul. Pode gear novamente nas regiões mais elevadas da região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nestas áreas, a temperatura na madrugada pode ficar pouco abaixo dos 5°C.

A região serrana de Santa Catarina teve geada cinco vezes nos últimos dias e poderá ter a sexta de dezembro no fim de semana.

 

O domingo será mais quente no Sul. A madrugada será menos fria e a tarde com temperaturas muita mais altas do que no sábado. Será um dia com grande amplitude térmica, que é a diferença em graus entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia. Veja como vai ficar a temperatura no fim de semana em Porto Alegre.



Quando volta a chover?

O Sul do Brasil continua com muito sol e sem chuva até a terça-feira. As tardes ficam ainda mais quentes do que no fim de semana. Há uma chance de chuva na noite de terça, 11 de dezembro, para a região de Uruguaiana, no sudoeste do Rio Grande do Sul, mas as condições para chuva aumentam mesmo no Sul na quarta-feira, 12 de dezembro, com a chegada de uma frente fria.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias