Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Enormes pedras de gelo no norte de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Moisés Lhorente, Cajobi (SP) em 2/2/19

2 min de leitura

Oferecido por

Enormes granizos caíram na tarde do sábado, 2 de fevereiro, na cidade de Cajobi, no norte do estado de São Paulo, a cerca de 60 km ao sul de Barretos. Entre 18 horas e 19 horas, radares meteorológicos detectaram várias áreas de chuva forte na região.

 

A imagem é da chuva vista pelos radares do IPmet/UNESP em Bauru e em Presidente Prudente entre às 18h15 de 2/2/2019. A chuva forte aparece como manchas em tons de alaranjado/vermelho.




 

 

A foto das bolas de gelo em Cajobi foi compartilhada com a Climatempo por Moisés Lhorente

 

 

Foto de Moisés Lhorente, Cajobi (SP) em 2/2/19



As nuvens que provocaram as enormes pedras de gelo são do tipo cumulonimbus e se formaram por causa do intenso calor que fez no estado de São Paulo. Por terem grande desenvolvimento vertical, parte destas nuvens alcança uma região da atmosfera onde a temperatura fica abaixo de 0°C permitindo a formação do gelo.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,3°C em Tupã, a 39,2°C em Ourinhos e em Votuporanga, 38,9°C em Barretos e em 38,4°C em Barra bonita.

 

Saiba como se forma o granizo

 

Risco de temporais no domingo

Neste domingo, 3 de fevereiro, o choque entre o ar muito quente que está sobre São Paulo e a chegada do ar frio de uma frente fria vai facilitar a formação de cumulonimbus. O risco de temporais é alto e pode haver queda de granizo em diversas regiões do estado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias