Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva na Grande São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

Uma grande forte área de instabilidade se espalhou sobre o sudeste e o centro-oeste do Brasil e neste sábado, 16 de fevereiro, e provocou muita chuva sobre a Grande São Paulo.

 

Por volta das 9 horas, a chuva enfraqueceu bastante, mas persistiu fraca às vezes moderada durante quase toda a tarde. No fim da tarde, por volta das 17 horas, uma nova intensificação das áreas de instabilidade trouxe de volta a chuva moderada a forte e com trovões. O CGE colocou toda a cidade de São Paulo em atenção para alagamentos às 16h50.

 

Ainda deve chover também durante a noite em áreas da Grande São Paulo e até com moderada intensidade.

Choveu muito nas últimas 24 hora e grandes volumes de chuva foram acumulados. A chuva já causou estragos e  população da Grande São Paulo deve ficar atenta, pois ainda há risco de alagamentos e deslizamentos. Córregos e rios podem extravasar novamente.



Volumes de chuva

Confira alguns elevados volumes de chuva registrados pelo CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo - entre 9 horas  de 15/2/19 e 9 horas de 16/2/19

 

Sé: 66,5 mm

Vila Mariana: 66,4 mm

Butantã: 63,4 mm

Cidade Ademar: 59,4 mm

Santo Amaro 59,0 mm

Lapa: 58,2 mm

Campo Limpo: 58,2

Vila Prudente: 57,8 mm

Riacho Grande/São Bernardo do Campo: 53,6 mm

Capela do Socorro: 52,8 mm

Mauá/ Paço municipal: 52,0



A imagem captada pelo satélite GOES 16 às 16h45 de 16/2/19 mostra que as  áreas de nuvens mais carregadas estão saindo de São Paulo e se concentram entre o centro-sul e oeste de Mina Gerais e o estado do Rio De Janeiro.






Previsão para o domingo

Neste domingo, 17 de fevereiro, as áreas de instabilidade atuam com menos força sobre o estado de  São Paulo. Todo o estado permanece com muita nebulosidade e a condições para chuva a qualquer hora do dia. Pode chover com moderada a fraca intensidade e ainda a risco de raios. O risco de alagamentos diminui, porém com grande volume de chuva acumulado nas últimas 48 horas ainda é alto o risco de deslizamento de terra.

 

Chuva em São Paulo na 1ª quinzena de fevereiro de 2019

Do dia 1 até 10 horas do dia 16/2/19, o Mirante de Santana acumulou 157,4 mm, que correspondem a 64% da média de chuva normal para fevereiro que é de 246 mm. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Em 2018 tivemos um fevereiro de pouca chuva. O mês fechou com 102,2 mm, 58% abaixo da média.

 

 

Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias