Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Parque Nacional de Itatiaia (RJ) registra temperatura negativa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Marcos Araújo, Monte Verde (MG)

3 min de leitura

Oferecido por

O Instituto nacional de meteorologia registrou 0,5°C abaixo de zero no Parque Nacional do Itatiaia. Esta temperatura foi observada na parte elevada do parque por uma estação meteorológica localizada a 2450 metros de altitude.

 

Muitas outras áreas da Região Sudeste sentiram um resfriamento mais acentuado na madrugada desta terça-feira, 30 de abril. As mais baixas temperaturas foram observadas na região entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Algumas localidades registraram menos de 10°C

 

Confira algumas baixas temperaturas no Sudeste em 30/4/19 registradas pelo INMET

 

Parque Nacional de Itatiaia (RJ): -0,5°C (altitude de 2450 metros)

Monte Verde (MG): 6,4°C

Campos do Jordão (SP): 7,3°C

Maria da Fé (MG): 9,0°C

Caldas (MG): 9,4°C



Temperatura no feriado de 1º de maio

A sensação de calor vai predominar na Região Sudeste durante o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho, mas as regiões serranas, de altitude elevada, vão sentir novamente um resfriamento acentuado na madrugada e no início da manhã. Cidades localizadas no Sul de Minas, em toda a Serra da Mantiqueira, em locais como Visconde de Mauá, no sul do estado do Rio de Janeiro, podem amanhecer o feriado com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C. A região Serrana Fluminense deve esfriar um pouquinho mais e ter temperaturas entre 11°C e 13°C. Nas cidades mais elevadas do Espírito Santo, as temperaturas mais baixas pode ficar em torno dos 14°C.

 

Por que esfriou?

A recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste até trouxe um pouco de ar frio de origem polar para a Região, mas de fraca intensidade. A maior parte do ar frio ficou sobre o mar.

O resfriamento mais acentuado na Região Sudeste foi provocado principalmente pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica localizado em aproximadamente 5 mil metros de altitude, que começa a ganhar força sobre o Sudeste.

 

A alta pressão atmosférica causa a subsidência do ar que inibe a formação de nebulosidade. A menor quantidade de nuvens durante a noite permite uma perda de calor do ar mais eficiente, o que causa o resfriamento do ar. A subsidência deixa o ar seco.

A subsidência do ar é um movimento do ar de cima para baixo (fluxo de ar predominante da parte mais elevada da atmosfera para as camadas baixas e para a superfície) e ocorre sempre que um sistema de alta pressão atmosférica atua em uma região. Pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

 

Entenda o que é subsidência do ar.

 

 

 

Foto de Marcos Araújo, Monte Verde (MG)

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias