Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novos recordes de frio em 2019 em capitais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Angela Ruiz, Curitiba (PR)

4 min de leitura

Oferecido por

Chuva, muita nebulosidade e a forte entrada de ar frio de origem polar derrubaram a temperatura em várias capitais brasileiras esta semana. Esta combinação explica os novos recordes de baixa temperatura estabelecidos na sexta-feira, 17 de maio, nas capitais Rio De Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e Curitiba.

 

Já em Rio Branco e em Porto Velho, o recorde de menor temperatura do ano está associado a grande perda radiativa por causa da madrugada sem nuvens. Os estados do Acre e Rondônia sentiram a forte presença do ar frio de origem polar e muita nebulosidade no começo da semana, o que ocasionou recordes de baixa temperatura à tarde.



A tarde de 17 de maio foi a mais fria do ano até agora em Curitiba. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou apenas 16,1°C (valor lido às 21h de 17/5/19) de temperatura máxima na capital do Paraná. O recorde anterior era de 17,7°C em 15 de maio.

 

O Rio de Janeiro também teve a tarde mais fria do ano em 17 de maio, com a temperatura máxima de 22,9°C. Para os padrões normais da capital fluminense esta temperatura é muito baixa para uma tarde, mesmo no outono. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 26,2°C em 9 de abril.

 

 

Foto de Angela Ruiz, Curitiba (PR)

 

 

Em Vitória, capital do Espírito Santo, o recorde de menor temperatura máxima de 2019 foi batido pelo segundo dia consecutivo. A tarde de 17 de maio foi a mais fria do ano com a máxima de 24,2°C. O recorde anterior de menor máxima deste ano era de 25,7°C, em 16 de maio.

 

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a presença de ar frio polar e muita nebulosidade também causaram acentuada queda da temperatura. A tarde de 17 de maio foi a mais fria de 2019 com temperatura máxima de 20,7°C (valor lido às 21h de 17/5/19). O recorde anterior era de 21,6°C em 22 de março.

 

Porto Velho, capital de Rondônia, e Rio Branco, capital do Acre, registram na madrugada de 17 de maio as menores temperaturas de 2019 até agora. O recorde foi batido pelo segundo dia consecutivo.

O ar frio de origem polar atuou forte sobre estes estados no começo desta semana e além de baixar temperatura deixou o ar mais seco. A nebulosidade diminuiu muito e a madrugada de 17 de maio foi de poucas nuvens, o que aumentou a perda radiativa (perda de calor para o espaço). Isto fez a temperatura cair.

 

Em Rio Branco, o recorde de menor temperatura de 2019 foi batido com a mínima de 17,2°C. O recorde anterior era de 17,4°C, em 16 de maio.

Em Porto Velho, a madrugada de 17 de maio foi a mais do ano com a temperatura mínima de 19,5°C. O recorde anterior era de 20,1°C, em 16 de maio.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias