Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade subtropical Jaguar se formou na costa do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma nova tempestade subtropical se formou sobre o Atlântico Sul, ao largo da costa do Espírito Santo e do Rio De Janeiro e recebeu o nome de Jaguar. No domingo, 19 de maio, a baixa pressão atmosférica que se organizou no mar entre estes dois estados evoluiu para uma depressão subtropical e, na manhã da segunda-feira, 20 de maio, se intensificou para uma tempestade subtropical e foi batizada pela Marinha do Brasil.

 

A formação de tempestades subtropicais no Atlântico Sul em maio é um fato raro, pois nesta época normalmente a água do mar não está mais quente para sustentar este tipo instabilidade. Mas este ano, a costa brasileira ficou anomalamente aquecida, o que tem alimentado fortes áreas de instabilidade em especial no litoral da Região Sudeste desde o início do verão.

Jaguar é a segunda tempestade subtropical a se formar na costa da Região Sudeste no outono de 2019. Na última semana de março de 2019 houve a formação da tempestade Iba

 

As observações do último mês, entre 18 de abril e 18 de maio de 2019, ainda mostravam o mar no litoral leste do Brasil ainda estava com temperatura acima da média, incluindo a Região Sudeste.

 

 

Tempestade subtropical Jaguar às 20h40 (Brasília) de 20/5/19

 

 

A tempestade subtropical Jaguar está em alto-mar, bastante afastada do continente e não ameaça do território brasileiro. O sistema se desloca sobre o oceano e se afastando cada vez mais do Brasil. Não há motivo de alerta para o litoral brasileiro por causa desta tempestade.

 

Segundo o boletim emitido pela Marinha do Brasil às 15 horas de 20/5/19, a pressão atmosférica mínima no centro de Jaguar era de 1010 hPa. A tempestade se movia para sul/sudeste, afastando-se do Brasil, com velocidade estimada em 15 nós (aproximadamente 28 km/h). Jaguar estava a quase 185 km do litoral capixaba. Os ventos estimados eram de força 8/9, na escala Beaufort, que correspondem a velocidades entre 62 km/h e 88 km/h.

 

Os ventos fortes de Jaguar deixam o mar agitado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias