Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vai chover mais no interior de SP em agosto?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de  Rafael Michelin, Bauru (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes. Mesmo prevista, a chuva dos primeiros dias de agosto de 2019 surpreendeu pelo grande volume em vários locais do norte e noroeste deste estado. 

 

Em dois dias, entre 4 e 6 de agosto, a região de Franca recebeu mais do que o dobro da média de chuva normal para o mês de agosto. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva nestes dois dias foi de 53,6 mm, e a média para agosto é de aproximadamente 22 mm. Em Votuporanga choveu 49 mm no mesmo período, quase três vezes mais do que a média de chuva normal para agosto que é de 18 mm. Outro local que também teve chuva atípica para agosto no início desta semana foi José Bonifácio, que acumulou 45 mm

 

Pela medição do INMET, a região de São Carlos, Ibitinga, Lins, Casa Branca e Valparaíso acumularam de 14 mm a 19 mm, o que representa cerca da metade da média de chuva para agosto.

 

 

Foto de Rafael Michelin, Bauru (SP)


Vai chover mais no interior de SP em agosto?

O início de agosto de 2019 foi marcante pela chuva e pelo frio em vários estados brasileiros. Será que vai chover mais em São Paulo até o fim do mês? Pode esfriar novamente? 

A resposta para as duas perguntas é que a chance de voltar a chover e esfriar como ocorreu entre os dias 2 e 6 de agosto é baixa.

 

Tecnicamente mais três ou quatro frentes frias devem passar pelo estado de São Paulo até o fim de agosto, mas sem a força da poderosa frente fria do início do mês.

 

Em uma análise preliminar, a primeira destas frentes frias vai passar pelo litoral paulista no dia 11 de agosto e será fraca, causando chuviscos apenas pelo litoral. O interior paulista não será afetado por este sistema.

 

A segunda frente fria deve passar pelo estado de São Paulo entre os dias 14 e 15 de agosto, mas também não terá estrutura para grandes mudanças no tempo. O leste do estado, onde está a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba poderão ter um pouco de chuva.

 

A data de passagem da terceira frente fria está mais sujeita a alterações, mas inicialmente passaria pelo litoral paulista por volta do dia 21 de agosto. Por enquanto, a previsão para esta frente fria é que também não consiga mudar o tempo em todo o estado de São Paulo. Algumas áreas  no sul e no leste do estado poderão ter um pouco de chuva.

 

É possível que uma quarta frente fria chegue ao litoral paulista na última semana do mês.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias