Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta no sul da Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Thiago Francisco, Marília SP)

3 min de leitura

Oferecido por

A estação seca compreende os meses de julho, agosto e setembro na Amazônia e as queimadas são comuns nesta época do ano. Elas podem ocorrer de formas naturais, devido ao solo bastante seco e às temperaturas elevadas muito próximas da superfície. Esta combinação de efeitos pode provocar combustão instantânea em folhagens secas.

 

Entre julho e agosto, o tempo seco favoreceu o grande aumento do número de queimadas na Região Norte do país, influenciando muito as capitais de Rondônia e do Acre. Com a propagação da fumaça, houve redução na visibilidade nos centros urbanos de Porto Velho e de Rio Branco, afetando os aeroportos. Então, durante os últimos dias a navegação fluvial ficou comprometida em alguns períodos.

 

O tempo muda nos próximos dias

 

Nesta última semana de agosto, a mudança na circulação dos ventos na atmosfera na Região Norte do Brasil vai contribuir ao aumento da umidade nestas áreas. As condições meteorológicas passam a ser favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva em RO, AC e no sul do AM, e, com isso o efeito das queimadas tende a ser amenizado.

O mapa abaixo mostra a previsão do acumulado de chuva entre os dias 24/08 e 28/08 de 2019. Através deste mapa, é possível perceber o indicativo do espalhamento de áreas de instabilidade nas regiões citadas anteriormente.

 

http://mapserver.climatempo.com.br/weathermaps/?config=brasil&layer=precipitacao_pentada_1&model=MM5

 

 

Pancadas de chuva são esperadas para Rio Branco e Porto Velho

 

Áreas de instabilidade devem se formar já neste domingo, 25 de agosto de 2019, provocando pancadas de chuva isoladas entre os RO e AC e o sul do AM. As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada a partir da tarde e o acumulado ainda não deve ser elevado. Porém, entre a segunda (26/08) e a quarta-feira (28/08), núcleos mais abrangentes de nuvens carregadas se intensificam e devem ocasionar chuva mais persistentes e volumosas em ambos os estados. Até o final de agosto, a umidade fica elevada nestas áreas e são esperadas mais pancadas de chuva nestas áreas do sul da Amazônia.

 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias