Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quando SP terá um pouco de chuva?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019

4 min de leitura

Oferecido por

O sol alaranjado forte que foi visto na cidade de São Paulo no fim da tarde da segunda-feira, 16 de setembro, era o sinal de um ar mais poluído, com maior concentração de partículas poluidoras presentes na baixa atmosfera. A semana que começou muito seca vai terminar com um pouco de chuva.


Calor e secura no ar incomodaram novamente os paulistas. A temperatura máxima na região da capital ficou em torno dos 34°C e o interior teve temperaturas entre 36°C e 38°C no centro-oeste e norte do estado.  

 

 

Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019

 

O oeste e o noroeste do estado de São Paulo foram os locais mais secos na tarde desta segunda-feira. Em Presidente Prudente, a umidade relativa do ar na região do aeroporto local chegou aos 9%. Jales registrou 12%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na cidade de São Paulo, por instrumentos automáticos, o INMET registrou umidade relativa de 14% a 16% entre 14 horas e 18 horas. O menor valor foi 14% entre 15 horas e 16 horas.

Apenas o litoral deve níveis de umidade acima de 50%.

 

 

Quando volta a chover?

O visual do pôr do do sol alaranjado é muito bonito, mas a região da capital paulista está mesmo precisando é de uma boa chuva para limpar o ar.

Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia a última chuva que molhou a cidade ocorreu no início do mês. Entre os dias 1 e 4 de setembro choveu 61,4 mm, que representam grande parte a média de chuva para setembro, que é de aproximadamente 84 mm.

 

 

Foto de Nathaly Lobo, São Paulo (SP) em 16/9/2019

 

Frente fria fraca

Nesta terça-feira, 17, uma frente fria passa pelo litoral paulista, mas sem força para vencer a massa quente e seca que predomina sobre o estado de São Paulo. Muitas nuvens se formam pelo litoral, mas a chance de chuva é baixa. 

A passagem desta frente fria vai fazer com que o vento úmido marítimo volte a soprar sobre o estado, mas só à tarde e principalmente à noite. Mas o ar úmido chega fraco e não vai fazer grande diferença. A maioria das áreas do interior paulista vai continuar seco. Na Grande São Paulo, a umidade até aumenta, algumas nuvens se formam, mas o ar fica só menos seco. Não tem chuva por enquanto.

 

 

Foto de Fabiana Paiva, São Paulo (SP) em 16/9/2019

 

Semana termina em pancadas de chuva

As condições para chuva aumentam no estado de São Paulo no fim da semana com a chegada de outra frente fria que terá força para mudar o tempo.

Na tarde da quinta-feira, dia 19, pancadas de chuva já são esperadas para a divisa com o Paraná  e na sexta-feira, 20 de setembro, pode chover um pouco em todas as regiões paulistas. A semana é quente e só vai refrescar no sábado no leste do estado, onde está a Grande São Paulo.

 

As chances de chuva e queda da temperatura aumentam na próxima semana com a passagem de outra frente fria, com moderada a forte intensidade.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias