Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo tem início de primavera mais frio desde 2002

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Brigtte Klein, São Paulo (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

A primavera começou com ar de inverno na cidade de São Paulo, literalmente gelada. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)registrou temperatura mínima de 12,5°C na madrugada e máxima de apenas 16,8°C, às 15 horas,  no primeiro dia da primavera de 2019, que começou oficialmente às 4h50 de 23 de setembro, pelo horário de Brasília. No fim da tarde, por volta das 17 horas, a sensação térmica em vários locais da capital paulista era de 10°C, com temperatura real do ar entre 15°C e 16°C.

 

A temperatura máxima do dia 23 de setembro foi a mais baixa para uma primeira tarde de primavera na cidade de São Paulo desde o ano de 2002, segundo medições do INMET. Naquele ano, a primavera também começou no dia 23 de setembro e a temperatura máxima foi de 16,3°C.  

 

Semana fria

Esta primeira semana de primavera segue fria e com alto risco de chuva na Grande São Paulo. Para esta terça-feira, até tem previsão de de alguns períodos com a presença do sol e a temperatura à tarde deve passar um pouco dos 20°C. Tem previsão de chuva à tarde e à noite.

A chuva pode vir forte e causar transtornos na Grande São Paulo durante a quarta e a quinta-feira, 26 de setembro por causa da passagem de fortes áreas de instabilidade. A sexa-feira, 27 de setembro,  ainda terá predomínio de céu nublado, mas pouca chuva.

 

A semana termina com uma frente fria, que não é forte como esta do primeiro dia da primavera, mas que vai manter a temperatura amena no próximo fim de semana, o primeiro da estação. 

A segunda semana da primavera promete calorão como na última semana do inverno.

 

 

Foto de Brigtte Klein, São Paulo (SP)

 

 

É comum fazer frio no começo da primavera?

A primavera é uma estação em que o ar aquece naturalmente em São Paulo e em todo o Hemisfério Sul, pois a insolação (números de horas com sol) aumenta cada vez mais até chegar o verão. O sol nasce mais cedo e se põe mais tarde até o início do verão. Assim, o números de horas com sol para esquentar o ar aumenta gradualmente. 

De forma geral, as tardes da primavera são quentes. Mas fazer frio no começo da primavera não é incomum. Tecnicamente, massas de ar frio fortes podem avançar para o Brasil e chegar a São Paulo em qualquer estação do ano, até no verão. 

 

Por que esfriou tanto?

A combinação do céu nublado, vento moderado e ar frio fizeram a temperatura baixar muito.

A forte queda da temperatura que ocorreu especialmente no leste do  São Paulo de Paulo na virada do inverno para a primavera foi provocada pela passagem de uma frente fria que deixou toda a Grande São Paulo nublada, com chuva fraca e muito fria. Esta frente fria trouxe uma massa de ar frio de origem polar com moderada a forte intensidade e o ar gelado se espalhou com força sobre todo o leste do estado de São Paulo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias