Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de meteoros Geminids poderá ser vista no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Chuva de meteoros Geminds

5 min de leitura

Oferecido por

 

A chuva de meteoros Geminids é a maior do ano, a mais intensa. Ocorre todos os anos e tem este nome porque os meteoros saem da constelação de Gêmeos. Popularmente chamamos os meteoros de “estrelas cadentes”.

 

A Geminids vem ocorrendo desde o início de dezembro, mas tecnicamente o pico ocorre nos dias 12 e 13, quando se tem a maior quantidade de meteoros por hora. A taxa horária estimada nestes dias é de 100 e 120 “estrelas cadentes” por hora.

 

Mas justamente nestes dois dias, a Lua estará na fase cheia e seu brilho vai atrapalhar muito a observação das estrelas cadentes e de outros objetos estelares. O professor Marcos Calil, do planetário e teatro digital Johannes Kepler, em Santo André, na Grande São Paulo, costuma brincar dizendo: “O melhor dia para convidar um astrônomo para comer uma pizza é em noite de Lua cheia. Não dá para trabalhar! Ninguém vê nada no céu por causa da luz da Lua cheia”.

 

 

Foto de Suzete Soares, São Paulo (SP): lua cheia em 12/12/2019

 

 

A Lua cheia (100% disco lunar iluminado) ocorreu às 2h12min da madrugada do dia 12 de dezembro. Por isso, o melhor é aproveitar as noites do fim de semana,  noite do sábado, 14, madrugada e noite do domingo, 15 de dezembro, para apreciar a chuva de meteoros Geminids. A taxa horária de queda de meteoros nos dias 14 e 15 de dezembro é de aproximadamente 80 meteoros por hora.

O evento astronômico continua ocorrendo até o fim de dezembro, porém a quantidade de estrelas cadentes por minuto vai diminuindo e vai ficando mais difícil de ver.

 

 

Não precisa de aparelhos para ver

Para ver eventos astronômicos deste tipo o ideal é ir para um lugar fora das cidades, na estrada, em local escuro, sem iluminação artificial. Uma cadeira de praia, uma colcha para estender no chão e deitar pra olhar para o céu é o suficiente para ver a chuva de meteoros. Pic-nic no mato de noite!

A lua estará em fase decrescente e poderá atrapalhar um pouco a visualização.

 

 

Nos dois Hemisférios

A Geminids poderá ser vista tanto no Hemisfério Sul como no Hemisfério Norte. Poderá ser vista em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas e de iluminação local estejam favoráveis.

Para ver eventos astronômicos deste tipo o ideal é ir para um lugar fora das cidades, na estrada, em local escuro, sem iluminação artificial.

 

É preciso paciência, pois a observação não é rápida. Uma cadeira de praia, uma colcha para estender no chão e deitar para olhar para o céu é o suficiente para ver a chuva de meteoros. Disponha-se a fazer um pic-nic no mato e de noite!

Nas noites dos dias 14 e 15, a lua estará em fase decrescente e já não deve atrapalhar tanto a visualização das estrelas cadentes como nas noites dos dias 12 e 13.

 

 

 

Chuva de meteoros Geminds

 

 

Previsão de nebulosidade

O espetáculo é lindo e de graça, mas só poderá ser visto se as nuvens deixarem. E a previsão não é das mais animadoras. Quase todo o Brasil está com ar muito úmido, o que estimulada a formação de muitas nuvens e de chuva. O ar seco predomina só no Nordeste, mas no domingo avança para alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste diminuindo a nebulosidade, o que vai favorecer a observação do céu a olho nu.

 

Confira a previsão da nebulosidade e da chance de visualização das estrelas cadentes da chuva Geminids, na noite do dia 14 de dezembro, madrugada e noite do dia 15 e na madrugada do dia 16 de dezembro.

 

 

Previsão de nebulosidade para a visualização da chuva de meteoros Geminids no Brasil

 

 

 

Previsão de nebulosidade para a visualização da chuva de meteoros Geminids no Brasil

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias