Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil tem muita chuva no primeiro dia de 2020

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Henrique Gonçalves, Canarana (MT)

4 min de leitura

Oferecido por

Brasil tem muita chuva no primeiro dia de 2020

Risco de chuva forte é alto em todas as Regiões do país



O primeiro dia de um novo ano é feriado no Brasil, mas para os meteorologistas que trabalham com a previsão e monitoramento do tempo, o primeiro dia do ano de 2020 será de muito trabalho. Por causa do ar muito quente e úmido que predomina no paí, grandes nuvens carregadas crescem sobre todas as regiões do país e provocam pancadas de chuva com raios, muitas vezes com forte intensidade e com ventania. 

 

As condições para chuva são aumentadas no Norte e no Nordeste do Brasil pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na Região Sul do Brasil, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo litoral estimulam a formação de várias áreas de instabilidade.


Confira como fica o tempo no Brasil no primeiro dia de 2020

 

 

 

Previsão da Climatempo para 1/1/2020

 

 

Poucas áreas do Brasil ficam livres da chuva nesta quarta-feira, 1º de Janeiro de 2020. O tempo fica seco com muito sol e calor em todo o centro-norte do estado de Roraima, incluindo a região de Boa Vista. Dia de muito sol também no extremo norte do Amapá, onde está a região do Oiapoque. 

O sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana, é outra área no país que deve ficar sem chuva apesar da grande quantidade de nuvens. Dia de sol e tempo seco na região dos Lagos, no Rio De Janeiro, e no Litoral Norte Fluminense.

 

Quase todo o Brasil tem pancadas de chuva com raios nesta quarta-feira, principalmente à tarde à noite. Mas antes da chuva o sol vai aparecer forte em praticamente toda a região Sudeste do país. Tem muito sol no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A chance de chover em São Paulo aumenta na tarde desta quarta-feira. Vitória tem sol e chuva rápida. 

 

Já sobre o Nordeste, na maioria das áreas da Região Norte e também no Distrito Federal, no norte de Goiás e no norte de Mato Grosso, o ano de 2020 começa  muitas nuvens e as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva forte em todos os estados do Nordeste e do Norte, exceto em Roraima. 

 

No Sul do Brasil, os maiores períodos com sol devem acontecer sobre o Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina, mas também há risco de temporais.

 

 

 

Foto de Henrique Gonçalves, Canarana (MT)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias