Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Porto Alegre registra maior temperatura em dezembro em 110 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

 

O ano de 2019 terminou com registro da segunda maior temperatura na capital gaúcha em 110 anos de medições. 

O escritório do Instituto Nacional de Meteorologia em Porto Alegre, responsável por todas as medições meteorológicas feitas nos estados da Região Sul do Brasil, confirmou o novo recorde histórico de calor para dezembro na capital gaúcha: 40,3°C em 31/12/2019.



No último dia de 2019, Porto Alegre teve chuva forte, mas antes da chuva, a temperatura subiu muito e bateu vários recordes. 

 

A marca de 40,3°C registrada pelo INMET em 31/12/2019 foi a maior temperatura em Porto Alegre no ano de 2019 e também a temperatura mais elevada na capital gaúcha, em um dia de dezembro, em 110 anos, desde o início das medições no bairro do Jardim Botânico, em 9/12/1909. O recorde anterior de maior temperatura em em dezembro era de 39,8°C em 25/12/2012.



A temperatura de 40,3°C foi ainda a segunda maior já registrada em Porto Alegre em 110 anos de medições. O recorde absoluto de calor na capital do Rio Grande do Sul é de 40,6°C no dia 6 de fevereiro de 2014.

 

 

 

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

 

Chuva e menos calor

A última semana de 2019 foi extremamente quente no Sul do Brasil, mas em particular no Rio Grande do Sul, onde várias cidades registraram até mais de 40°C. 

Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre, foi o lugar mais quente no Brasil no último dia de 2019, com temperatura máxima de 41°C. 

O ano de 2020 começou com diminuição de calor e aumento da chuva sobre todo o Sul do Brasil. Mesmo assim, o dia 1 de janeiro ainda foi quente e abafado em Porto Alegre, com temperatura de até 34°C. 

A entrada de ventos frescos, de origem polar, ajudam a refrescar a Região Sul nesta quinta-feira, 2 de janeiro, mas o dia é de atenção para chuva moderada a forte em várias áreas de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba. Porto Alegre pode ter chuva fraca a moderada.

 

O aumento da nebulosidade e das pancadas de chuva associadas com o deslocamento de uma frente fria pela costa da Região Sul e a um grande sistema de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Sul do Brasil, o Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ressaca

A Marinha do Brasil emitiu alerta para ressaca nesta quinta-feira, 2 de janeiro, entre a região de Laguna (SC) e Chuí (RS). Pode ventar forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias