Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de temporais no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Edson Oesterreich, Toropi (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

Fortes áreas de instabilidade crescem sobre a Argentina e avançam para o Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira, 17 de fevereiro. A região de Uruguaiana, na tríplice fronteira no sudoeste gaúcho, já sentia fortes pancadas de chuva, acumulando quase 30 mm em apenas 1 hora (entre 8h30 e 9h30), pela medição do CEMADEN.

 

A imagem da nebulosidade captada às  9h30 (Brasília) pelo satélite GOES 16 mostra a grande área de nuvens carregadas (mancha arredondada em tons de vermelho, preto e cinza) que já estava próxima do Rio Grande do Sul.

 


Nuvens carregadas (manchas coloridas) avançam da Argentina para o Rio Grande do Sul

na manhã de 17/2/2020



Atenção para chuva e vento forte

Há risco de chuva e de vento forte durante esta segunda-feira no Sul do Brasil por causa da expansão das nuvens carregadas sobre a Região. O maior risco de tempestades nesta segunda-feira, 17, é para o Rio Grande do Sul, que pode ter rajadas de 60 km/h a 80 km/h. Mas em Santa Catarina e no Paraná podem ocorrer rajadas de 50 km/ a  70 km/h.

 

As pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná e ocorrem à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes. Mas a chance de chuva hoje ainda é baixa para o leste destes estados, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba.

 

No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam pela manhã e se espalham pelo estado no decorrer da tarde. Há risco de temporal também para Porto Alegre.

A capital gaúcha teve ontem o segundo dia mais quente de 2020 até agora, com temperatura de 37,4°C à tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia 

 

 

Foto de Edson Oesterreich, Toropi (RS)

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria se organiza no decorrer desta segunda-feira, 17, entre o norte e o leste da Argentina e o Uruguai. Durante a terça-feira, 18 de fevereiro, esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil e aumenta as condições para chuva em todos os estados. Há risco de chuva e de vento moderados a fortes sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira.

Um ciclone extratrotropical se organiza sobre o mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, aumentando o risco de ventania sobre este estado.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias