Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como ficam os primeiros dias de inverno no país?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Graciela Casanova Kunrath,Faxinal dos Guedes (SC)

6 min de leitura

Oferecido por

A estação mais fria do ano começou no sábado, 20 de junho,  às 18h e 44 min (horário oficial de Brasília). O que devemos esperar do tempo no país nos primeiros dias da estação?

 

 

Região Sul

O início desta semana deve ser marcado por sol na maior parte da Região. As áreas de instabilidade ficam restritas ao litoral e à Campanha Gaúcha. Nestas áreas e nas Serras Gaúcha e Catarinense a temperatura fica baixa, ainda sem expectativa de frio extremo. Na terça-feira, 23 de junho,  uma frente fria começa a avançar do Uruguai para o Rio Grande do Sul e provoca a formação de novas instabilidades que atingem além, da Campanha e litoral, o noroeste e centro do estado. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná, ainda faz sol e a temperatura segue alta principalmente no período da tarde. 

 

A nova frente fria causa o aumento da nebulosidade em todo Rio Grande do Sul na quarta-feira, 24, enquanto chove de moderada a forte intensidade e de maneira generalizada. Venta moderado a forte no estado, com rajadas de vento que variam entre 50 e 70 km/h. As rajadas de vento também ocorrem no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Ainda assim faz sol e o tempo segue firme nas demais áreas dos dois estados.

 

A frente fria avança para Santa Catarina e Paraná na quinta-feira, 25 de junho, provocando a formação de áreas de instabilidade em toda Região, com risco de temporais principalmente entre o norte gaúcho e a porção central e oeste do estado de Santa Catarina. Nas demais áreas da Região Sul,  a chuva acontece de forma pontual. À medida que a frente fria se desloca, a temperatura vai caindo principalmente no Rio Grande do Sul.

 

A massa de ar frio associada à esta nova frente fria avança para Santa Catarina e Paraná na sexta-feira, 26 de junho, causando queda da temperatura e deixando o tempo estável apenas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná ainda chove moderado e o dia tem predomínio de céu nublado.

 

 

Foto de Graciela Casanova Kunrath,Faxinal dos Guedes (SC)

 

Região Sudeste

Esta primeira semana de inverno é marcada por sol e tempo firme na Região, devido à atuação de uma massa de ar seco. Os dias ainda amanhecem com temperaturas baixas em praticamente todas as áreas, enquanto o sol predomina no decorrer do dia e as tardes são com sensação de calor. 

Estas condições serão observadas pelo menos até a quarta-feira, 24 de junho, lembrando ainda que a umidade relativa do ar fica baixa na parte da tarde, especialmente nos estados de São Paulo e de Minas Gerais. 

 

Na quinta-feira, 25, a manhã e a tarde ainda serão de sol na maior parte da Região, mas uma frente fria avança do Sul do país e provoca a formação de instabilidade no estado de São Paulo. A chuva acontece com moderada a forte intensidade principalmente no fim da tarde e começo da noite no centro e sul do estado e até mesmo nas áreas da Grande São Paulo. As instabilidades se espalham sobre o estado de São Paulo na sexta-feira,26, mas nas demais áreas da Região Sudeste, o tempo segue firme e com predomínio de sol.

 

Inverno no Sudeste

 

Região Centro-Oeste

Uma grande massa de ar seco predomina na maior parte desta semana no Centro-Oeste do Brasil. Apenas a partir de quinta-feira, 25 de junho, o tempo deve mudar na Região com o avanço de uma forte frente fria pelo país. 

 

Em Mato Grosso do Sul, no no oeste e sul de Mato Grosso, já há chance de chuva a partir de quinta-feira. Os maiores acumulados deverão ser observados sobre o estado de Mato Grosso do Sul e não se descartam temporais isolados sobre o estado. 

Em Goiás, no Distrito Federal e  nas demais áreas de Mato Grosso não chega a chover de forma significativa, e a mudança será mais sentida com relação ao aumento de nebulosidade provocado pela passagem da frente.

 

Inverno  no Centro-Oeste

 

Região Nordeste

A chuva se concentra especialmente nas áreas da faixa leste da Região. Entre Salvador e Recife, as chuvas podem ocorrer com maior frequência ao longo da semana. A chuva retorna para a costa norte a partir do meio da semana, mas apenas de forma passageira. Pelo interior do Nordeste, o ar continua seco e o tempo permanece firme.


Inverno  no Nordeste

 

Região Norte

Áreas de instabilidade tropical seguirão atuando sobre a faixa norte da Região e ao longo da semana as pancadas de chuva seguem ocorrendo sobre os estados de Roraima  Amapá com maior frequência. No norte do Pará, no Acre e no norte e oeste do Amazonas, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada. As demais áreas ficam com tempo seco, sem expectativa de chuva.

 

Inverno no Norte

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias