Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Podcast O Clima entre Nós:  julho da seca e do fogo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Após uma semana de muito fogo e destruição, um grande incêndio na serra da Mantiqueira, na região conhecida pelos montanhistas como “Serra Fina”, foi dado como debelado na tarde do dia 23 de julho. A imagem da devastação era generalizada e o fogo começou no dia 16 de julho de 2020. Os primeiros alertas vieram do monitoramento diário que é feito por meio satélites meteorológicos. 

 

Na avaliação preliminar das causas deste incêndio, o ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - descartou causas naturais. Tudo indica que o início do fogo teve ação humana. 

 

Ainda no dia 23 de julho, as imagens captadas pelo satélite ambiental Terra/MODIS, operado pela NASA, mostrava grandes núcleos de fogo em dois locais do Pantanal, além de outros focos menores.

 

A mata seca nesta época do ano, quando a chuva é escassa e depois de várias semanas sem precipitações, é um alto fator de risco para incêndios florestais em quase todo o Brasil. É época natural de estiagem, mas ao mesmo tempo, as queimadas para limpeza do terreno para novos plantios começam a ser feitas, facilitando situações de alastramento de fogo.

De causas naturais ou intencionais, as queimadas do inverno podem causar perdas irreparáveis da biodiversidade. Todo o cuidado do homem e pouco. 

 

O podcast O Clima entre Nós, com a meteorologista Josélia Pegorim, comenta sobre o incêndio na Serra Fina e no Pantanal na penúltima semana de julho de 2020 e alerta para as situações de risco que ainda estão por vir, pois as condições climáticas não estão para chuva , por enquanto.

 

 

 

 

O podcast O Clima entre Nós está disponível em diversas plataformas: 

Overcast, Spotify, Apple, Google, Breaker, Radio Public

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias