Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo de calor extremo em várias áreas do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Sergio Salles, Cuiabá (MT)

3 min de leitura

Oferecido por

Texto de Paulo Takeshi, meteorologista da Climatempo
 
Uma grande e forte massa de ar seco ainda atua sobre maior parte do país neste sábado, mas já algumas nuvens carregadas conseguem se formar sobre a Região Norte e áreas do noroeste do estado de Mato Grosso.
 
Uma frente ainda provoca chuva sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se deslocar para o mar, sem força para avançar sobre a Região Sudeste. Nuvens que se formam no mar avançam sobre a costa leste nordestina, principalmente sobre o litoral estado da Bahia.
 
mapa-previsao-1309
 

Condições do tempo hoje

A presença de uma frente fria no sul mantém ventos de quadrante norte sobre maior parte do Centro-Oeste e Sudeste, e também sobre estados do Paraná e Santa Catarina, o que contribui para elevação da temperatura.
 
Áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Rio Grande do Sul, e o centro-sul do estado tem chuva a qualquer hora do dia. Já no norte gaúcho, as pancadas de chuva ocorrem principalmente durante a tarde. O tempo continua quente e seco no norte do Paraná, Santa Catarina, maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, no Tocantins e no oeste da Bahia.

A chuva será frequente no decorrer do dia na costa leste baiana, e pancadas rápidas de chuva são esperadas entre Sergipe e Natal. O sábado também será com chuva em áreas do Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e até no noroeste de Mato Grosso.
 
Por outro lado, o ar continua muito quente e seco na maioria das áreas brasileiras, com possibilidade de novos recordes de temperatura em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Em Cuiabá, a tarde de hoje deve ser a mais quente dos últimos 109 anos, com 43ºC.
 
style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2018/09/f31dd96677e0aac1ef3a9d3ff81fb71b.jpg" data-time2="1599997397" />

Foto de Sérgio Salles - Cuiabá, MT

 

Alertas e riscos meteorológicos

A chuva será moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte do Pará, no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas, no Acre e no noroeste de Rondônia. Na costa leste da Bahia, ocorrem algumas rajadas de vento.
 
O alerta é para temporais no centro-sul do Rio Grande do Sul, com raios e rajadas de vento. Nas demais áreas gaúchas e no sudeste de Santa Catarina, há risco de chuva moderada a forte.
 
A umidade relativa do ar fica em alerta no sudeste de Mato Grosso, oeste de Goiás, norte de São Paulo, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná, com valores inferiores a 20% por várias horas do dia.
 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias