Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio de Janeiro ainda tem chuva no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Jéssica Mothé - Rio de Janeiro (RJ)

4 min de leitura

Oferecido por

 

Uma frente fria chegou ao estado do Rio De Janeiro nesta sexta-feira, 30 de outubro, com intensidade acima do normal para esta época do ano provocando uma virada radical no tempo. Além de muita chuva houve também uma grande queda da temperatura.

 

A chuva caiu volumosa na tarde e noite da sexta-feira em muitas áreas do estado do Rio de Janeiro. Em Macaé, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado entre 12h e 23h desta sexta-feira, 30/10, foi de 108,6 mm. Mais da metade deste total (67,8mm) caiu em apenas 1 hora, entre 21h e 22h (dados do INMET). Até a meia-noite já havia chovido cerca de 135 mm.

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) também registrou volumes de chuva muito elevados para o período de 24 horas. Entre 23h30 do dia 29 e 23h30 do dia 30 de outubro choveu 97,6 mm em Angra dos Reis e 101,7 mm em uma região de Petrópolis.

 

Porém, a chuva sobre a cidade do Rio de Janeiro foi muito volumosa e preocupante. Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, em alguns bairros choveu em apenas 24 horas praticamente a chuva normal para todo o mês de outubro. Em alguns locais, a chuva desta sexta-feira, 30, já passou da média do mês.

 

Previsão para o fim de semana

A previsão é de continuidade da chuva no decorrer deste sábado, 31 de outubro, ainda com risco de de chuva volumosa em algumas horas, especialmente na madrugada a manhã. A tendência é de diminuição da chuva durante o domingo, 1 de novembro, mas a chance do sol aparecer é baixa.

 

A temperatura fica baixa em todo o estado do Rio por causa do tempo chuvoso e do vento frio que persiste durante o fim de semana. 

 

Na cidade do Rio de Janeiro, para os padrões do começo de novembro, a sensação será até de um pouco de frio. Entre o sábado e a segunda-feira, feriado de 2 de novembro, a temperatura máxima deve ficar em torno dos 25°C.

 

 

Atenção ainda com o mar muito agitado. Há risco de ressaca!

 

 

 

Foto de Jéssica Mothé - Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Tendência climática para novembro indica chuva volumosa no RJ. Confira!

 

 

Volumes de chuva

Na cidade do Rio, entre 1 hora do dia 30 e 1 hora de 31 de outubro de 2020, o INMET registrou 74,0 mm em Copacabana, 72,4 mm em Jacarepaguá.

No mesmo período choveu 71,4 mm em Campos dos Goytacazes e 67,4 mm em Duque de Caxias/Xerém.

 

Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro apenas durante a sexta-feira, 30 de outubro, choveu mais de 60 mm em vários bairros cariocas. Este é um volume de chuva elevado, para os padrões de outubro, considerando que a média de chuva geral (média de todos os locais de medição) é de 89,0 mm.

 

No período entre 23h do dia 29 e 23h de 30 de outubro, o Alerta Rio registrou mais de 100 mm nos postos de medição da Rocinha, Jardim Botânico, Barra/Barrinha, Alto da Boa Vista, Grota Funda e Barra/Riocentro.

 

 

Chuva volumosa na cidade do Rio de Janeiro em 30/10/2020

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias