Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS provoca muita chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Ozeias Barbosa, Vitória (ES)

5 min de leitura

Oferecido por

Foto de Ozeias Barbosa, Vitória (ES)

 

Nebulosidade sobre o Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua ativa sobre o Brasil nesta quinta-feira, 10 de dezembro.  As áreas de instabilidade deste sistema espalham grande quantidade de nuvens de chuva sobre a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

 

Essa nebulosidade que está sobre o interior do continente se junta com uma frente fria que está no mar, próximo ao litoral do Rio De Janeiro

O ar seco ainda predomina sobre a região Sul e influencia a parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

 

Um vórtice ciclônico em altos níveis reduz a nebulosidade as condições para chuva sobre parte da Região Nordeste do Brasil.

 

mapa-previsao-1012

 

Previsão do tempo para 10/12/2020 - quinta-feira

Com a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, toda a Região Norte, a maioria das áreas do Centro-Oeste, e do Sudeste do Brasil passam esta quinta-feira com muita nebulosidade e condições para chuva ao longo do dia. Em várias horas essas pancadas de chuva acontecem com trovoadas e raios. A situação é de alerta para chuva de forte intensidade e grandes volumes acumulados que podem causar transtornos nos centros urbanos e nas estradas.

.

Todas as capitais da região Norte, Cuiabá, Brasília e também as capitais Belo Horizonte e Vitória estão sujeitas a temporais nesta quinta-feira.

 

O tempo fica seco, com predomínio de sol ao longo do dia no centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul do estado de São Paulo e em quase toda a Região Sul. Há condições para chuva no Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e também no centro-oeste do Paraná, onde está a Grande Curitiba. Mas a chuva nessas áreas tem fraca a moderada intensidade. 

 

Na Grande SP o céu fica nublado em alguns momentos, mas o sol também aparece e esquenta. Não chove hoje. O fim do dia deve ser mais nublado e fresco, por causa de uma frente fria em alto mar.

 

Na Região Nordeste do Brasil, a previsão é de pancadas de chuva e períodos com sol sobre o Maranhão,  no sul do Piauí e em todo o centro-oeste e sul da Bahia. Chove rapidamente, no leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, incluindo as capitais João Pessoa, Natal e Fortaleza.

 

Alertas meteorológicos para hoje

 A Zona de Convergência do Atlântico Sul deixa vários estados brasileiros em alerta para temporais e chuva volumosa.

 

Quinta-feira é de perigo no centro sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, com risco de chuva volumosa e temporais.

 

O alerta para temporal no norte capixaba, na região serrana e no centro-norte do Rio de Janeiro, na região da Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio doce, da Zona da Mata mineira, o Distrito Federal, em quase todo o estado de Goiás; em Mato Grosso, no Tocantins, no centro-sul do Pará, Roraima e no, centro-leste e norte do Amazonas e de Rondônia.

 

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, no sul de Goiás, no extremo norte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e também no sul do estado do Rio de Janeiro e no Grande Rio, a situação é de atenção por que há risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento.

 

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, no centro-oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. O ar também fica seco no sertão do nordeste.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias