Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande SP tem mais temporais e risco de alagamento nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Paulo (SP), foto de Marcelo Pinheiro: temporal de 29/12/2020

5 min de leitura

Oferecido por

A Grande São Paulo tem mais temporais e risco de alagamento nesta quarta-feira. Outras áreas do interior e do litoral estado também podem ter problemas com a chuva volumosa até o dia 1 de janeiro de 2021.

 

O temporal que caiu sobre a cidade de São Paulo entre a tarde e a noite da terça-feira, 29 de dezembro, deixou ruas alagadas em vários bairros e ocasionou o transbordamento dos córregos Pirajuçara e Morro do S.  O Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura da cidade de São Paulo registrou 27 pontos com alagamento, sendo 25 intransitáveis.


Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - no período de 6 horas entre aproximadamente 16h30 e 22h30 da terça-feira, 29/12/2020, a região do Campo Limpo recebeu 121,5 mm e a Vila das Belezas, 108,3 mm. No Capão Redondo choveu 89,3 mm neste período e na Vila Constância, 86,1 mm.


A chuva intensa foi provocada por nuvens carregadas que se formaram também sobre a região da Grande São Paulo, e pelo interior paulista, por causa do calor, da umidade do ar elevada e da circulação de ventos favorável, em vários níveis da atmosfera 

 

 

São Paulo (SP), foto de Marcelo Pinheiro: temporal de 29/12/2020

 

 

Risco de chuva forte para esta quarta-feira

O ar quente úmido que já está sobre o estado de São Paulo, e a circulação de ventos sobre o centro-sul do Brasil, vão formar mais áreas de instabilidade nesta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020.

 

O tempo fica instável em todas as áreas do estado, com chance de nuvens carregadas já pela manhã, que podem provocar pancadas de chuva logo cedo. Na região da Grande São Paulo, de Sorocaba e de Santos só deve recomeçar a chover durante a tarde.

 

As condições para pancadas de chuva continuam altas durante a tarde e noite desta quarta-feira, 30 de dezembro. O ar fica abafado em todo o estado e há risco de mais temporais, inclusive sobre a Grande São Paulo.

 

 

Frente fria

O ano de 2020 termina e 2021 começa com os efeitos da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, Esta frente fria chega ao estado no dia 31 de dezembro estimulando o aumento da chuva, e deixa áreas de instabilidade no dia 1 de janeiro de 2021 com potencial para provocar muita chuva sobre o estado.

 

Tanto no dia 31/12/2020 como no dia 1/1/2021, há risco de temporais e mais alagamentos na Grande São Paulo , e em outros centros urbanos, e mais transtornos causados pela chuva.

 


Volumes de chuva

A análise dos volumes de chuva registrados pelas estações meteorológicas do CGE - Centro de Gerenciamento e Emergências - mostra que no Campo Limpo choveu cerca de 60 mm em apenas 1 hora e quase 90 mm em 2 horas. Em Santo Amaro choveu 54,8 mm em 1 hora.

 

 

Volume de chuva em São Paulo entre 15h e 21h de 29/12/2020 (CGE)

 


Para  comparação, a média de chuva normal para todo o mês de dezembro na região da cidade de São Paulo é de aproximadamente 224 mm, pelo cálculo do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Então, os 121 mm registrados pelo Cemaden no Campo Limpo representaram cerca da metade da chuva normal para dezembro.

 

 

Volume de chuva de dezembro supera média na cidade de São Paulo.

Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, o volume de chuva acumulado do dia 1 de dezembro até 9 horas do dia 29 de dezembro foi de 231,2 mm.

 

Esse valor supera ligeiramente a média normal de precipitação para dezembro, que é de aproximadamente 224 mm

 

Dezembro está sendo o terceiro mês com maior acumulado de chuva no ano de 2020. Em fevereiro choveu 493,8 mm, o maior volume mensal, em janeiro choveu 279,4 m

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias