Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

7 de setembro - Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: 7 setembro - Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul (iStock)

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul (iStock)

 

 

ONU e OMS alertam para necessidade de reduzir substancialmente a poluição no ar e no solo.  O dia 7 de setembro é o Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul.*

 

Uma análise lançada pelas Nações Unidas revela que um terço dos países do globo não possui padrões de qualidade do ar ambiente, exigidos por lei. E pelo menos 31% das nações que podem adotar esses padrões ainda não o fizeram.

As conclusões são do estudo "Regulação da qualidade do ar: primeira avaliação global sobre a legislação da poluição do ar", lançado em 2 de setembro de 2021

 

 

Tratado


O alerta partiu do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, e da Organização Mundial da Saúde, OMS, às vésperas do Dia Internacional do Ar Limpo, marcado neste 7 de setembro.

 

A pesquisa examinou legislações de qualidade do ar em 194 países e na União Europeia. Segundo o Pnuma, o relatório traz informações para um modelo robusto de governança da qualidade para qualquer legislação nacional e propõe um tratado internacional sobre padrões de qualidade do ar ambiente.

 

A OMS afirma que a poluição do ar é o maior risco para a saúde ambiental. A agência estima que 92% da população mundial habite em áreas onde a poluição excede os limites de segurança.

 

As maiores vítimas são mulheres e crianças e pessoas na terceira idade, em países de baixa renda.

 

 

 

Foto: Unicef - Roger LeMoyne Poluição na cidade chinesa de Xangai ao anoitecer

 

 

Ameaça


Na análise, a OMS diz que não existe um alinhamento global e enquadramento jurídico sobre qualidade do ar. E até países que adotam esses parâmetros têm dificuldade de comparar implementações. 

 

Para 49% das nações, a poluição é uma ameaça externa, e os padrões de qualidade variam de acordo com países e regiões.

 

Apenas 33% das nações impõem obrigações para cumprimento dos padrões exigidos por lei. 

 

Essa fiscalização é crucial, mas não é exigida por lei em pelo menos 37% dos países. E quando o tema é poluição do ar transfronteiriça, apenas 31% dos países têm instrumentos legais para enfrentá-la.

 

 

Agenda 2030


O Pnuma lembra que o direito a um ambiente saudável, incluindo ar puro, existe antes da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de saúde, energia limpa e acessível, cidades sustentáveis, produção responsável e vida na terra.

A ONU incentiva todos os países a tomarem medidas para enfrentar o desafio da poluição do ar.

 

O estudo sugere leis mais robustas que incluam padrões ambiciosos contra poluição do ar interior e ambiente, melhoria dos mecanismos legais para monitorar a qualidade do ar, aumento da transparência, melhoria significativamente dos sistemas de fiscalização e da coordenação de políticas e regulamentações sobre poluição do ar a nível nacional e transfronteiriço.

 

A agência da ONU lembra do Programa de Legislação Ambiental de Montevidéu para expandir sua assistência aos países que enfrentam a crise de poluição do ar. Neste 7 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul.
 
 
*Com informações do Pnuma Brasil.

Fonte: ONU News

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias