Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

COP 26: entenda por que você tem tudo a ver com esta reunião

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Os cientistas do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) fizeram as contas e mostraram os resultados dos novos estudos feitos sobre o crescente aquecimento da atmosfera e dos oceanos do planeta Terra. Para qualquer limite de aquecimento, 1,5°C, 2,0°C, 3,0°C, as conclusões apontam para mais fome, mais sede, mais perdas de vidas e de biodiversidade por causa das alterações dos padrões de temperatura e de chuva em todos os cantos do planeta. 

 

Os cientistas do IPCC alertaram os políticos que agora precisam conversar seriamente e definir ações práticas, econômicas e sociais, para combater a mudança do Clima que são previstas para as próximas décadas.

 

A COP26 é essa grande e complexa conversa, que será feita entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, na cidade de Glasgow, na Escócia, reunindo representantes de quase 200 países da ONU.

 

Você vai ouvir muito essa expressão nos noticiários no início de novembro e pode pensar “Mas essa é uma reunião de políticos!  O que que eu tenho a ver com isso? O que isso tem a ver com meteorologia?”

 

Caro leitor e ouvinte, é exatamente para ajudar você a entender o que ė a COP26 e o que esta reunião de políticos tem a ver com a vida das pessoas comuns e com o clima, que o podcast O Clima entre Nós conversou com Cinthia Leone.  Ela é jornalista de formação, doutora em Ciência Ambiental, com especialização em divulgação científica. A Cinthia Leone trabalha no Instituto Climainfo e também colabora com a Climatempo na sessão O Clima que Queremos. 

 

Cinthia Leone gravou esta entrevista com a meteorologista Josélia Pegorim alguns dias antes de embarcar para a Escócia para cobrir a COP26. Com muita clareza e simpatia, ela esclareceu vários aspectos envolvidos nesta reunião.

 

Todos os episódios do podcast O Clima entre Nós podem ser conferidos no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas de áudio

Boa escuta!

 

 

 

 

Entenda o que é a COP 15 da Biodiversidade

 

Observação: há um problema na imagem da meteorologista Josélia Pegorim, mas pela relevância da entrevista, a Climatempo optou por divulgá-la desta forma.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias