Uma
grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Brasil deixando o tempo aberto, com sol forte, temperatura alta e baixa umidade nesta segunda-feira. Durante a tarde, por causa do forte aquecimento, a umidade relativa do ar diminui ainda mais alcançando valores extremos em várias áreas do interior.
Em Bom Jesus da Lapa, no sudoeste da Bahia a umidade relativa do ar baixou para apenas 7% determinando estado de emergência na região.
A umidade do ar diminuiu de forma significativa também no oeste da Bahia, norte e no oeste de Minas Gerais no sul do Piauí e do Maranhão, no Tocantins e no Centro-Oeste do Brasil.
Outro destaque foi registrado em
Cuiabá, apenas 11% na estação automática do INMET e no Aeroporto. A capital matogrossense também entrou em estado de emergência nesta tarde.
A cidade de
Goiânia também apresentou valor muito baixo de umidade relativa, apenas 12% às 16h. O mesmo valor de umidade foi registrado em
Brasília na estação automática do INMET. Em
Campo Grande, a umidade relativa às 16hs também estava baixa, apenas 14%.
Outros locais em destaque nesta tarde foram o Triângulo Mineiro, com umidade de apenas 15% em Uberaba, e o norte e oeste de
São Paulo, com valores de 16% em Presidente Prudente e em São José do Rio Preto.