Ar polar derruba a temperatura no centro-sul do Brasil
04/08/2011 às 11:49
por Andre Madeira
ong>Sul
Uma forte massa de ar polar predomina sobre o Sul do Brasil provocando frio intenso em toda a Região. No Rio Grande do Sul a mínima registrada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia foi de -1,3°C em São José dos Ausentes. Na capital
Porto Alegre a mínima foi de 7,2°C. Segundo do INMET a mínia registrada em Santa Catarina foi de -5,4°C em Urubici e na capital
Florianópolis a temperatura baixou a 7,6°C. No Paraná, a temperatura mais baixa registrada pelo INMET foi de -0,4°C em Campo Mourão. A capital
Curitiba teve mínima de 3,5°C.
A acentuada queda de temperatura favoreceu a formação de geada generalizada no interior da Região.
O ar frio polar ainda predomina sobre o Sul do Brasil deixando o tempo aberto e dificultando a formação de nuvens de chuva nesta tarde de quinta-feira e também na sexta-feira, mas apesar do tempo aberto e do sol a temperatura fica baixa durante todo o dia, com frio especialmente nas serras do Sul.
Na próxima madrugada a temperatura volta a diminuir de forma significativa em todo o Sul do Brasil. O frio ainda é intenso, com previsão de geada em todo o interior da região.
Sudeste
A forte massa de ar frio e seco de origem polar que avança pelo centro-sul do Brasil influencia também o Sudeste do País derrubando a temperatura em
São Paulo, no Sul de Minas e na Zona da Mata de Minas e no Triângulo Mineiro. A temperatura diminuiu também no
Rio De Janeiro.
Na cidade de São Paulo foi registrada a temperatura mais baixa do ano 6°C (INMET). O frio foi forte também em outras regiões de São Paulo, com destaque para o sul e oeste paulista. A mínima registrada pelo INMET foi de um grau negativo em Rancharia, no oeste, 0,4°C em Avaré, 0,8°C em Ourinhos, 1,1°C em Barra do Turvo, 2,1°C em Bauru e 4,1°C em Presidente Prudente. O frio foi forte também na Serra da Mantiqueira, com mínima de -0,7°C em Campos do Jordão.
No sul de Minas a temperatura baixou a 0°C em Monte Verde, 3,9°C em Passa Quatro e 5°C em Caldas. Araxá no Triângulo Mineiro registro mínima de 6,5°C e em Uberlândia a mínima foi de 7,1°C.
O tempo fica aberto nestas regiões e, apesar do sol a temperatura fica baixa nesta tarde de quinta-feira. A partir da noite volta a esfriar bastante com mais uma madrugada gelado. O frio aumenta ainda mais nesta sexta-feira.
Centro-Oeste
A forte massa de ar frio e seco de origem polar que avança pelo centro-sul do Brasil provocou acentuada queda de temperatura também no Centro-Oeste do Brasil.
O frio foi forte em Mato Grosso do Sul. Na capital
Campo Grande a mínima foi de 6,1°C e a temperatura baixou ainda mais Amambai, com mínima de 0,1°C, em Rio Brilhante, 0,2°C e em Maracaju, com 0,4°C.
Frio também em Mato Grosso, em Alto Taquari, no sudeste matogrossense, a mínima foi de 5,4°C.
Em São Simão, no sudeste de Goiás a quinta-feira amanheceu com apenas 5,4°C
Na próxima madrugada a temperatura diminui mais um pouco no sul de Goiás. No Sul e no oeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a temperatura ainda fica baixa na madrugada de sexta-feira, mas o frio já diminui.