Sul: Temporais entre Santa Catarina e Paraná
No Sul do Brasil, a frente fria avança e começa a mudar o tempo no extremo norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e no sul do Paraná. Estão previstos acumulados de até 50 mm em cidades como Blumenau e Urubici (SC), Curitiba e Francisco Beltrão (PR).
No sul do Rio Grande do Sul, o ar frio começa a predominar, e cidades como Bagé podem registrar mínimas ao redor de 5 °C nas primeiras horas do dia.
O sol predomina na maior parte do estado, exceto no extremo norte, onde a frente fria atua com mais força. O norte do Paraná, por outro lado, ainda ficará sob sol e sensação de abafamento, uma vez que o sistema frontal não avança até essa região.
Sudeste: Chuva forte no sul de São Paulo e ar seco no interior da Região
No Sudeste, o bloqueio atmosférico continua atuando, mantendo o tempo firme, ensolarado e seco. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% em partes do interior paulista e oeste mineiro, principalmente durante a tarde. A única exceção será o extremo sul do litoral de São Paulo, que já começa a sentir os efeitos da frente fria que se aproxima, embora a previsão seja de pouca chuva.
Centro-Oeste: Ar muito seco em Goiás e Mato Grosso
Na Região Centro-Oeste, o padrão de bloqueio segue inalterado para a maior parte da Região. O dia será de sol entre poucas nuvens, sem chuva e com temperaturas elevadas à tarde. Destaque para a umidade relativa do ar que ficará abaixo de 30% no leste do Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com alerta para a faixa entre a divisa do Mato Grosso com Goiás, onde a umidade ficará abaixo dos 20% nos horários mais quentes do dia.
Região Nordeste: Risco de temporal continua sobre a costa leste do Nordeste
Na Região Nordeste, a costa leste segue sob alerta para acumulados expressivos de chuva, especialmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba. No interior dos estados, a chuva também avança, com alerta para temporais. Essas instabilidades são causadas pela forte circulação de ventos associada a um sistema de alta pressão, que favorece o transporte de umidade do oceano para o continente.
O sul do Ceará, na divisa com PE e PB, também poderá registrar chuva forte, com alerta para temporais.
Em Fortaleza, porém, a atuação mais fraca da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve resultar em precipitação de menor intensidade. Salvador terá um dia de instabilidade mais localizada, com tendência de tempo mais aberto durante a tarde. Na faixa oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, o destaque é a umidade relativa do ar, que ficará abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
Norte: Ar seco no Tocantins e calorão acima de 30 °C
Na Região Norte, as pancadas de chuva persistem no norte do Amazonas e do Pará, incluindo as capitais Manaus e Belém, com alerta para temporais. Em Roraima, o cenário é de chuva contínua ao longo de todo o dia, com possibilidade de momentos de maior intensidade.
Em Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins, o sol predomina de maneira mais efetiva, com previsão de pancadas isoladas. O destaque é para o tempo seco no centro-sul do Tocantins, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Resumo da previsão para o Brasil – 21 de maio de 2025
Temporais e risco de ventania: No oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná; atenção em Curitiba e Florianópolis
Mar agitado: No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e de Maceió a Natal
Alerta para baixa umidade do ar: No interior de SP, oeste e Triângulo de Minas, em Goiás, no Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul e centro-sul do Tocantis
PERIGO para chuva volumosa: No litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba – risco de volumes elevados em Aracaju, no Recife e em João Pessoa
Chuva moderada a forte: Em Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Natal