Após um longo período marcado por tempo firme e temperaturas elevadas, o Sul do Brasil volta a registrar mudanças. A sequência de frentes frias que avança pela região enfraquece o bloqueio atmosférico que vinha predominando e permite a volta da chuva, além de promover uma queda nas temperaturas ao longo dos próximos dias.
Duas frentes frias em sequência mudam o tempo
No último domingo, uma primeira frente fria já havia avançado rapidamente pelo Rio Grande do Sul e pelos demais estados da Região Sul nesta segunda, quebrando momentaneamente o bloqueio. Mas é nesta terça-feira que uma nova frente fria ganha força, garantindo a manutenção do tempo instável nos três estados do Sul. Diferente da anterior, esse novo sistema se desloca de forma mais lenta, o que favorece a persistência da chuva até, pelo menos, a metade da semana.
A frente fria avança gradualmente em direção ao Sudeste, mas ainda mantém o cenário de instabilidade sobre grande parte do Sul.
Alerta para temporais
O mapa de risco desta terça-feira acende o alerta para temporais. As áreas em vermelho no mapa, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, onde há risco elevado para temporais, com chuva forte e raios.
Nas áreas em amarelo — que vão desde o oeste do Paraná até a região dos vales no Rio Grande do Sul — a chuva ocorre na forma de pancadas, que podem ter intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas.

Figura 1- mapa de risco desta terça-feira 19 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
Temperaturas ficam mais amenas
Além da chuva, as temperaturas também começam a cair, especialmente no Rio Grande do Sul, que já sente os primeiros efeitos do avanço de uma massa de ar frio associada à frente fria. Nesta terça-feira, os termômetros já ficam mais amenos em comparação aos últimos dias, e a tendência é que a quarta-feira seja ainda mais fria no estado, com o avanço do ar frio.
Para o meio e o fim da semana, o resfriamento deve se estender também para Santa Catarina e Paraná, colocando fim à sequência de dias de calor que marcou boa parte do mês.
Na quarta-feira, mesmo com a presença do sol em alguns momentos, as máximas seguem comportadas em várias cidades gaúchas. Horizontina deve ter uma das maiores temperaturas do dia, com previsão de 25°C. Na sequência, cidades como Três de Maio, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e São Borja devem registrar máximas em torno dos 24°C. Já municípios como Itaqui, Iraí, Ijuí e Três Passos não devem passar dos 23°C ao longo da tarde.
Por outro lado, o amanhecer será bastante frio, principalmente na metade sul do estado. Pinheiro Machado terá uma das menores temperaturas do dia, com mínima prevista de apenas 6°C. Cidades como Santana do Livramento, Canguçu, Candiota, Bagé e Chuí devem amanhecer com 7°C. Já Dom Pedrito, São Lourenço do Sul, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar começam a quarta-feira com mínimas próximas dos 8°C.
Tendência
A sequência de frentes frias mantém o tempo instável no Sul do Brasil até pelo menos a metade da semana. Além disso, a entrada de uma massa de ar frio provocará um resfriamento mais significativo, principalmente no Rio Grande do Sul, mas que também avança para Santa Catarina e Paraná nos próximos dias. A expectativa é de um período com temperaturas mais amenas, típicas do outono, contrastando com o calor dos últimos dias.