O primeiro fim de semana da primavera dará mais sol e calor para a maioria das áreas do Brasil. A frente fria que trouxe os temporais e acentuada a queda de temperatura nos últimos dias chegou até a região de Salvador, mas já está se afastando do país.
Um sistema de alta pressão atmosférica volta a ganhar força sobre o interior do Brasil reduzindo a umidade no ar, a nebulosidade e as condições para chuva. A redução da quantidade de nuvens vai permitir que o sol forte predomine por mais tempo garantindo uma grande elevação de temperatura.
Calor de 40°C
O Piauí, o sul do Maranhão, o Tocantins, o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul são os maiores candidatos a registrarem temperaturas iguais ou um pouco acima dos 40°C no primeiro fim de semana da primavera. A capital, Cuiabá, alcançou 40,4°C por volta das 15 horas (hora de Brasília) desta sexta-feira, 26 de setembro, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O calor de 40°C também não poderá ser descartado no estado de Goiás onde, após a chuva dos últimos dias, já registrou 39°C nesta sexta-feira em São Miguel do Araguaia. Em Mato Grosso do Sul, a temperatura chegou aos 39,2°C em Pedro Gomes.
Sudeste tem tarde quente e noite fria
A região Sudeste também terá um grande aquecimento neste fim de semana. As temperaturas na tarde do domingo ficarão bem mais altas do que na tarde do sábado. Além do sol forte, os ventos quentes voltam a soprar sobre a região.
Apesar da grande elevação de temperatura esperada na região Sudeste, a noite e o amanhecer ainda serão muito frios para os padrões normais do fim de setembro. Áreas como o Sul de Minas, a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e a região serrana do Rio de Janeiro poderão ter temperaturas abaixo dos 10°C. Há possibilidade até de geada nas áreas mais elevadas da Mantiqueira.
No Sul do Brasil, o aquecimento não será tão grande, mesmo assim, o primeiro fim de semana da primavera já não será gelado como nos últimos dias.
Atenção para a volta da chuva forte no Rio Grande do Sul durante o sábado. No domingo, com a expansão de áreas de instabilidade de uma frente fria, Santa Catarina e Paraná também poderão ter pancadas de chuva e moderada forte intensidade.