Sul: Chuva aumenta no Rio Grande do Sul e friozinho ganha destaque em Curitiba
No sábado (24), a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul muda completamente o tempo, com chuvas intensas e risco de temporais nas cidades de Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul e em toda a faixa central do estado. Em Porto Alegre, a chuva começa durante a noite e se intensifica na madrugada de domingo. O norte do Rio Grande do Sul ainda permanece com tempo firme. No leste de Santa Catarina e do Paraná, a infiltração de umidade mantém o tempo instável, com chuva fraca e contínua ao longo do dia, acumulando cerca de 30 mm. As demais áreas seguem com tempo estável e sol entre nuvens.
Domingo (25), marcado por tempo mais instável na Região Sul, com chance de pancadas fortes, especialmente na região central e no oeste do Rio Grande do Sul. A chuva também avança para mais áreas do litoral e do leste de Santa Catarina, enquanto no litoral do Paraná pode ocorrer chuva fraca. Nas demais áreas do Paraná, o tempo permanece firme e sem chuva.
Destaques para as capitais: Porto Alegre, mais nublada e com temperatura baixa – atenção para pancadas de chuva forte ao longo do fim de semana – as temperaturas não passam dos 22 °C no sábado e 23 °C no domingo. Curitiba com possibilidade de garoa à tarde e ar mais gelado, temperatura amena e máxima só de 17 °C. Já Florianópolis deve ter o tempo mais nublado e com chuva fraca a qualquer momento nos dois dias.
Sudeste: Chuva diminui em SP e no RJ e ar continua seco em Minas
No Sudeste, sábado (24) com chuva concentrada na faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O destaque é para o litoral norte do Rio de Janeiro, onde há alerta para temporais. Nas demais áreas do litoral, a chuva ocorre na forma de pancadas de moderada a forte intensidade. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, o tempo segue seco, com destaque para a umidade relativa do ar que fica abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
No domingo (25), a infiltração marítima provoca chuva fraca sobre o sul de São Paulo, o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A capital fluminense terá um dia mais nublado, com temperatura amena. Por outro lado, o tempo volta a esquentar no interior de São Paulo, que segue sem chuva, assim como em Minas Gerais, onde o tempo fica firme e mais seco, especialmente no noroeste e no Triângulo Mineiro.
Destaques para as capitais: Friozinho em São Paulo no sábado com 23 °C de máxima, domingo já esquenta e faz 26 °C, sem chuva. No Rio de Janeiro, tempo mais encoberto no sábado, calor de 28 °C no domingo e sem chuva. Belo Horizonte terá sol e tempo firme, já em Vitória o tempo muda na tarde do sábado e podem ocorrer pancadas isoladas.
Centro-Oeste: Ar seco e calorão em Cuiabá
Sábado (24) com tempo seco como destaque. O sol predomina em todas as áreas, com exceção da faixa norte do Mato Grosso, onde há previsão de pancadas isoladas. No centro-sul do Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme, e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Domingo (25) com algumas mudanças – A umidade que vem do Amazonas contribui para a formação de alguns núcleos isolados de instabilidade no noroeste de Mato Grosso, com pancadas de chuva no período da tarde e sensação de tempo abafado. Nas demais áreas do estado, assim como em Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso do Sul, o predomínio é de tempo firme, seco e com umidade relativa do ar em níveis críticos durante as horas mais quentes do dia.
Destaques para as capitais: Em Campo Grande, a máxima prevista é de 30 °C. Goiânia deve registrar 28 °C no sábado e 27 °C no domingo. Cuiabá pode chegar aos 34 °C durante todo o final de semana, enquanto Brasília terá tempo firme e seco.
Nordeste: Ar mais seco no interior e chuva na faixa litorânea
No sábado (24), a circulação de ventos do mar para o continente segue favorecendo a chuva em boa parte do litoral do Nordeste, com destaque para a faixa entre o litoral da Bahia e o litoral do Ceará. O litoral do Maranhão também fica na rota das pancadas de chuva. Importante destacar que, embora a chuva seja menos intensa em comparação aos últimos dias, ainda preocupa devido ao solo já encharcado. Para o interior da Região Nordeste, o tempo segue firme, com destaque para o sul do Piauí e o oeste da Bahia, onde a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%.
Domingo (25), de sol e calor em toda a Região Nordeste. A umidade mais elevada sobre a costa leste e norte estimula a formação de nuvens carregadas, com possibilidade de chuva moderada em Salvador, Aracaju, Recife, Natal e Fortaleza. Em São Luís, no Maranhão, há previsão de pancadas mais fortes. No interior do Nordeste, o destaque é o tempo seco, com umidade relativa do ar muito baixa e desconforto acentuado.
Destaques para as capitais: Salvador com previsão de chuva forte e sensação de abafamento, máxima de 29°C. Pode chover moderado em Natal e João Pessoa! No Recife e em Maceió, alerta de temporal.
Norte: Temporais continuam no Amazonas e Amapá
Sábado (24), com destaque para o Amazonas, o oeste de Roraima e o norte do Amapá, onde há alerta para temporais. Nas demais áreas, o sol predomina na maior parte do dia, mas com pancadas de chuva, principalmente no Amazonas e no Pará, onde as precipitações serão mais fortes em comparação às demais regiões.
No domingo (25), risco elevado para temporais, principalmente no Acre, no Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. As pancadas podem ocorrer a qualquer hora do dia, intercalando períodos de melhoria. Por outro lado, o tempo segue firme e seco no sul de Rondônia e no estado do Tocantins, onde o ar continua bastante seco.
Destaques para as capitais: Em Manaus e Macapá, as temperaturas máximas devem chegar a 30 °C. Rio Branco com possibilidade de pancadas de chuva, enquanto Palmas terá tempo firme, quente e seco.
Resumo da Previsão para o Brasil – 24 e 25 de maio de 2025
Sol e tempo seco: Centro-Oeste, interior das Regiões Nordeste e Sudeste e no Tocantins
Chuva e risco de transtornos: No oeste, centro e noroeste do Rio Grande do Sul e no litoral de Alagoas e Pernambuco
Alerta para baixa umidade: No interior de São Paulo, em Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e no Triângulo Mineiro.