Agosto de 2025 termina com aumento da temperatura em todo o país e a primeira semana de setembro promete muito calor no Brasil. Temperaturas em torno dos 40°C ou poderão ser observadas nos próximos dias em locais da região Centro-Oeste, do Pará, Tocantins e em locais do interior do Nordeste. Mas uma grande elevação de temperatura também está sendo esperada para a região Sudeste, com temperaturas que poderão alcançar valores entre 34°C e 37°C em áreas do oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais. O estado do Paraná também vai sentir um grande aquecimento na primeira semana de setembro, com temperaturas que poderão alcançar marcas entre 34°C e 36°C em áreas do noroeste do estado. Na cidade de São Paulo, os termômetros devem superar a marca dos 30°C a partir da quarta-feira.
Sem ar polar, com ventos quentes
Neste fim de semana, o último de agosto, ventos quentes vão soprar do Norte para Sul do Brasil esquentando também a região mais fria do país. Durante a primeira semana de setembro, a circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vai dificultar a entrada do ar polar pelo interior do país. As frentes frias vão ser desviadas para alto mar. Sem a presença do ar polar e com o tempo seco, dificultando a formação da nebulosidade, a maioria das áreas do país terá uma grande insolação. Serão muitas horas com sol forte para aquecer o ar.
O aumento do calor na primeira semana de setembro vai fazer com que os níveis de umidade do ar fiquem baixos em grande parte do Brasil. Muitas áreas do do centro-oeste, do sudeste, do interior do Nordeste, do Tocantins até do Paraná devem registrar níveis de umidade entre 21% e 30%. Algumas áreas nestas regiões poderão ter níveis de umidade até um pouco abaixo dos 20%.
A chuva no Brasil nesta primeira semana de setembro ficará concentrada no extremo sul do país, com risco de tempestades especialmente no Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva serão frequentes na costa leste do Nordeste e nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.
A Climatempo prever a possibilidade de onda de calor ainda na primeira quinzena de setembro. Confira a previsão para setembro de 2025 para todas as regiões do país.
Calor já se aproxima dos 40°C no TO e MT
Nesta sexta-feira, 29,Tocantins e Mato Grosso lideraram novamente o ranking de calor no Brasil. O local mais quente no país, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, foi a cidade de Diamantino, em Mato Grosso, onde a temperatura chegou aos 39,9°C. Mas Pedro Afonso e Porto Nacional, no Tocantins, encostaram neste valor com a temperatura de 39,8°C.
Novo recorde de calor em Palmas
A tarde da sexta-feira, 29 de agosto, foi a mais quente do ano em Palmas. A capital do Tocantins bateu o recorde de calor para 2025, com a temperatura máxima de 39,6°C. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 39,5°C, no dia 28 de agosto.