Depois dos transtornos causados pela chuva volumosa, a cidade de São Paulo continuou vivendo uma situação caótica nesta quarta-feira, 10 de dezembro, com novas complicações por causa da ventania. A chuva parou, mas o vento ganhou muita força. Rajadas de vento de quase 100 km/h foram registradas em alguns locais da cidade e na região metropolitana, causando queda de árvores, de transformadores de energia e de grandes estruturas que sustentam placas de trânsito. O efeito imediato foi o dano na fiação elétrica interrompendo o fornecimento de energia para milhares de pessoas e restringindo muito a mobilidade da população. As fortes e frequentes rajadas de vento começaram a ser sentidas no início da manhã e persistiam até o fim da tarde desta quarta-feira. Mas desta vez, os fortes ventos aconteceram sem chuva. Isto significa que não vieram de nuvens carregadas, como é mais comum de ser observado.
Ventania é provocada por ciclone extratropical
As intensas rajadas de vento observadas não só na região da Grande São Paulo, mas também pelo litoral e em áreas do interior paulista nesta quarta-feira, 10 de dezembro, estão associadas à presença de um forte ciclone extratropical que está no litoral do Sul do Brasil. A Climatempo vinha alertando nos últimos dias para a formação desse ciclone e dos impactos que teria no Sul do Brasil e em áreas da região Sudeste.
Saiba mais sobre este ciclone extratropical aqui
Ventos enfraquecem nesta quinta-feira
Toda a Grande São Paulo e áreas do litoral e do leste do estado de São Paulo continuam em alerta para intensas rajadas de vento na noite desta quarta-feira. Na madrugada e manhã da quinta-feira, 11, ainda há risco de ventos moderados a fortes no leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral, com rajadas de até 70 km/h. Mas a frequência e a velocidade das rajadas devem diminuir no decorrer da tarde da quinta-feira, à medida que o ciclone extratropical for se afastando cada vez mais do litoral da região Sul do Brasil. Não há risco de ventania durante a sexta-feira.
Rajadas de vento de quase 100 km/h na Grande SP
Confira as rajadas de vento mais intensas registradas até às 17h na Grande São Paulo, em áreas do interior e do litoral paulista, conforme a medição dos aeroportos e do Instituto Nacional de Meteorologia (valores aproximados para facilitar a comunicação)
Grande São Paulo
96 km/h aeroporto de Congonhas (sucessivas rajadas entre 61 km/h e 96 km/h, entre 8h e 17h)
83 km/h Mirante de Santana (zona norte da capital)
79 km/h aeroporto Campo de Marte (sucessivas rajadas de vento entre 55 km/h e 79 km/h, entre 8h e 17h)
77 km/h aeroporto de Guarulhos (sucessivas rajadas entre 53 km/h e 77 km/h, entre 7h e 16h)
75 km/h Interlagos (zona sul da capital)
65 km/h Barueri
Litoral de São Paulo
91 km/h Bertioga (outras rajadas entre 80 km/h e 88 km/h entre 10h e 13h)
87 km/h base aérea do Guarujá (sucessivas rajadas de vento entre 57 km/h e 87 km/h entre 7h e 14h)
Interior de SP
74 km/h São Miguel Arcanjo
70 km/h Barra do turvo
68 km/h Piracicaba
66 km/h Ourinhos
64 Km/h São José dos Campos (sucessivas rajadas Entre 50 e 64 km/h entre 11h e 17h)
63 km/h Itapeva
62 km/h Bragança Paulista
61 km/h aeroporto Viracopos (Campinas)
61 km/h Ariranha
60 km/h Barra Bonita




