A pr
esença de uma grande massa de ar seco sobre a maior parte do Brasil funciona como um bloqueio atmosférico. As frentes frias têm chegado ao Rio Grande do Sul e depois são desviadas para alto-mar, sem mudar o tempo nas áreas do país que estão muito necessitadas de um pouco de água.
Enquanto na maior parte do Brasil esta semana foi marcada por extremos de calor e de baixa umidade, no Rio Grande do Sul, o tempo ficou úmido e com baixas temperaturas.
Nesta sexta-feira as áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Rio Grande do Sul.
Porto Alegre teve uma madrugada e começo de manhã com chuva e trovoadas. Na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, entre às 03 e 09 horas de hoje foram acumulados 23,8 milímetros de chuva.
Em Santa Maria, no centro do Estado, também choveu de forma intensa no começo da manhã.
Neste sábado o ar continua úmido no Rio Grande do Sul. O sol até aparece em alguns momentos, mas sempre entre muitas nuvens e há condições de chuva fraca a moderada em todas as áreas. No domingo, uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e reforça as áreas de instabilidade. Especialmente nas áreas do centro gaúcho, da Região Metropolitana e do norte do Estado, há risco de temporais. A temperatura fica baixa.