A gr
ande massa de ar polar que entrou no Brasil está provocando queda da temperatura também na Região Norte. Desde ontem, a população de Rondônia e do Acre estão sentindo uma forte friagem, nome dado a passagem do ar polar sobre o Norte do Brasil.
O amanhecer desta segunda-feira foi o mais frio do ano em
Rio Branco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 16,1ºC. O recorde anterior era de 18,6ºC, ocorrido no dia 10 de abril. A tarde de ontem foi a mais fria na cidade, com máxima de 20,5ºC.
A friagem foi sentida nesta segunda-feira também no sul do Amazonas. Em Eirunepé, a temperatura mínima foi de 18,3ºC e em Lábrea de 18,8ºC. Nas duas localidades, a madrugada de hoje foi a mais fria para o ano de 2010.
Porto Velho, capital de Rondônia, a tarde de ontem foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de 25,8ºC.
Em Vilhena, no sul de Rondônia, a temperatura mínima nesta segunda-feira foi de 11,9ºC e foi a mais baixa já registrada este ano.
Esta massa polar que provocou a friagem sobre o sul da Região Norte é a mais forte que já atingiu o Brasil este ano e tem grande extensão. O ar frio polar ainda será sentido nesta terça-feira no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas fazendo a temperatura baixar um pouco mais. Assim, novos recordes de frio para 2010 poderão ocorrer. A tendência é de elevação de temperatura a partir de quarta-feira.