A forte onda de frio que se espalhou pelo centro-sul do Brasil nesse início de julho vem causando temperaturas muito baixas no Sul do Brasil. Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltaram a registrar temperaturas negativas na madrugada ou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 2 de julho de 2025.
Menor temperatura no Brasil em 2025
Com -10,4°C, a cidade de Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina, bateu o recorde de menor temperatura no Brasil em 2025 nesta quarta-feira, 2 de julho. A medição foi da prefeitura local. O recorde anterior de temperatura mais baixa no país este ano era de -8,2°C, em Urupema/Morro de Urupema, em 24 de junho.
Confira as mais baixas temperaturas no Brasil em 2/7/25 (Fontes: Inmet, Epagri-Ciram (SC) e particulares)
-9,7°C Bom Jardim da Serra (SC)
-9,1°C Pinheiro Machado (RS)
-8,8°C Painel/Fazenda Velha (SC)
-8,1°C São Joaquim/Caminhos da Neve (SC)
-7,8°C Urupema/Parque exposição (SC)
-6,6°C Urubici/Vacas Gordas
-5,3°C São José dos Ausentes (RS)
-5,2°C Bom Jesus (RS)
Mais geada nesta quinta-feira
O amanhecer desta quinta-feira, 3 de julho, ainda será bastante frio sobre o Sul do Brasil. Temperaturas abaixo de 0°C poderão ocorrer novamente, principalmente nas regiões mais elevadas. Há condições para a formação de geada na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Confira o mapa de risco de geada elaborado pela Climatempo.

Risco de geada no Sul do Brasil para 3/7/25 (Fonte: Climatempo)
Frio diminui no fim da semana
A forte onda de frio que entrou no Sul do Brasil atua até o fim da semana. O frio diminui no decorrer da tarde de quinta e na sexta-feira, 4 de julho, quando o centro da massa de ar frio já estará sobre o oceano afastando-se do Sul do Brasil. As temperaturas vão se elevar, mas isso não significa que vai fazer valor. A população da região Sul ainda terá que conviver com baixas temperaturas e usar roupas quentes para se proteger do frio no fim de semana.