logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Previsão do Tempo Brasil: Instabilidade e frio marcam a semana

Redação

07/10/2025 às 09:15

Compartilhar
Imagem da notícia Previsão do Tempo Brasil: Instabilidade e frio marcam a semana
Previsão do tempo para o Brasil

Nesta terça-feira, a circulação de umidade e algumas perturbações na atmosfera devem manter o tempo bastante instável entre Paraná e Santa Catarina. Pela manhã, núcleos de chuva ganham força e se espalham sobre boa parte do Paraná e áreas do norte catarinense. Há risco de pancadas de chuva localmente fortes, raios e rajadas de vento. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam, especialmente no Paraná, favorecendo nuvens carregadas. Em Curitiba (PR), espera-se céu encoberto, com chance de fortes pancadas à tarde. Os acumulados podem ser expressivos, com possibilidade de alagamentos e enxurradas em regiões vulneráveis.

Em Santa Catarina, a chuva perde força no fim da manhã. Já no Rio Grande do Sul, há chance de chuva entre madrugada e manhã nas áreas norte e serranas, mas o tempo tende a firmar na tarde com ar polar reforçado. Nas primeiras horas, pode haver formação de geada na serra do sudeste gaúcho.

Região Sudeste & São Paulo

Na capital paulista, uma nova frente fria se aproxima da costa e provoca virada no tempo. Pela manhã, o céu deve ficar mais encoberto com chuviscos esparsos. Durante o dia, a instabilidade persiste com chuvas fracas a moderadas; não há previsão de chuva forte generalizada. Temperaturas ficam amenas — máxima de 22 °C e mínima de 15 °C. À noite, a chuva fraca ainda pode ocorrer e as temperaturas continuam em queda.

Na quarta-feira, o tempo segue instável sobre São Paulo, com chuvas irregulares de fraca a moderada intensidade. Máxima não deve ultrapassar 18 °C; mínima próxima a 13 °C. Na quinta-feira, com ventos marítimos mais intensos, o litoral e áreas próximas podem ter chuva mais frequente e, em alguns momentos, forte. Os termômetros marcam entre 13 °C e 17 °C. Ao final da semana, as pancadas de chuva tendem a ficar mais frequentes e intensas na Grande São Paulo, com mínima de 14 °C e máxima de 20 °C.

No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o céu ficará encoberto com possibilidade de pancadas isoladas à tarde. No Espírito Santo, chuvas isoladas nas cidades costeiras são esperadas.

Região Sul

Quarta-feira: A instabilidade persiste sobre Paraná e norte de SC, com chuva moderada a forte. No RS, tempo firme e frio.

Quinta-feira: Instabilidade segue em SC e PR, com risco de transtornos por chuvas intensas. No RS, céu aberto. Em Curitiba, máxima prevista é de 13 °C.

Sexta-feira: Chuvas continuam no Paraná; também há chance de precipitação no litoral catarinense. No RS, tempo firme, mas com elevação gradual das temperaturas.

Região Centro-Oeste

Na quarta-feira, pancadas isoladas são esperadas no sul e leste de Mato Grosso do Sul, sudeste de MT e sul de Goiás. As demais áreas têm tempo mais aberto e temperaturas altas — até 37 °C em Sinop (MT).
Na quinta-feira, o calor e a umidade mantêm condições para instabilidade no sul, leste e norte da região.
Na sexta, novas áreas de instabilidade surgem no sul e leste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Em Mato Grosso, chuvas ocorrem na faixa norte, interior e sudeste do estado. A umidade relativa do ar continua baixa em Goiás e no leste de MT.

Região Nordeste

Na quarta-feira, a circulação marítima favorece chuvas na faixa leste do Nordeste, especialmente entre Bahia e Pernambuco. No interior, predomínio de tempo seco e calor intenso — em Teresina, a máxima pode atingir 37 °C.
Na quinta-feira, chuvas persistem entre os litorais da Bahia e Alagoas. No interior, ocorrem pancadas isoladas no sul do Maranhão e no Piauí.
Na sexta-feira, as chuvas continuam ao longo da faixa leste; no restante da região, o tempo firme prevalece, com altas temperaturas e baixa umidade.

Região Norte

Na quarta-feira, instabilidades permanecem sobre quase toda a região. Chuvas mais intensas ocorrem no Amazonas, Rondônia, Acre e oeste do Pará, com risco de temporais localizados. O Amapá terá pancadas isoladas. Em Tocantins, tempo firme predomina.
Na quinta-feira, os temporais seguem em Roraima, Amazonas e Pará; o Acre e o Amapá têm tempo mais estável. Há chance de chuvas moderadas se deslocando para o Tocantins.
Na sexta-feira, precipitações continuam em Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, com risco de chuva forte e rajadas de vento.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
15°22°
5mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
16°24°
1mm
saiba mais
Guarulhos - SP
16°25°
2mm
saiba mais
Diadema - SP
15°23°
1mm
saiba mais
Osasco - SP
16°23°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
15°23°
2mm
saiba mais
Imagem Após novo recorde de calor, São Paulo esfria já nesta terça

Após novo recorde de calor, São Paulo esfria já nesta terça

Imagem Frente fria avança pelo Sul e traz temporais; calor persiste no Sudeste e Centro-Oeste

Frente fria avança pelo Sul e traz temporais; calor persiste no Sudeste e Centro-Oeste

Imagem Virada do tempo em São Paulo: chuva e frio

Virada do tempo em São Paulo: chuva e frio

Imagem Sol e calor no Sul do Brasil, antes da chegada de nova frente fria

Sol e calor no Sul do Brasil, antes da chegada de nova frente fria