Nesta terça-feira, a circulação de umidade e algumas perturbações na atmosfera devem manter o tempo bastante instável entre Paraná e Santa Catarina. Pela manhã, núcleos de chuva ganham força e se espalham sobre boa parte do Paraná e áreas do norte catarinense. Há risco de pancadas de chuva localmente fortes, raios e rajadas de vento. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam, especialmente no Paraná, favorecendo nuvens carregadas. Em Curitiba (PR), espera-se céu encoberto, com chance de fortes pancadas à tarde. Os acumulados podem ser expressivos, com possibilidade de alagamentos e enxurradas em regiões vulneráveis.
Em Santa Catarina, a chuva perde força no fim da manhã. Já no Rio Grande do Sul, há chance de chuva entre madrugada e manhã nas áreas norte e serranas, mas o tempo tende a firmar na tarde com ar polar reforçado. Nas primeiras horas, pode haver formação de geada na serra do sudeste gaúcho.
Região Sudeste & São Paulo
Na capital paulista, uma nova frente fria se aproxima da costa e provoca virada no tempo. Pela manhã, o céu deve ficar mais encoberto com chuviscos esparsos. Durante o dia, a instabilidade persiste com chuvas fracas a moderadas; não há previsão de chuva forte generalizada. Temperaturas ficam amenas — máxima de 22 °C e mínima de 15 °C. À noite, a chuva fraca ainda pode ocorrer e as temperaturas continuam em queda.
Na quarta-feira, o tempo segue instável sobre São Paulo, com chuvas irregulares de fraca a moderada intensidade. Máxima não deve ultrapassar 18 °C; mínima próxima a 13 °C. Na quinta-feira, com ventos marítimos mais intensos, o litoral e áreas próximas podem ter chuva mais frequente e, em alguns momentos, forte. Os termômetros marcam entre 13 °C e 17 °C. Ao final da semana, as pancadas de chuva tendem a ficar mais frequentes e intensas na Grande São Paulo, com mínima de 14 °C e máxima de 20 °C.
No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o céu ficará encoberto com possibilidade de pancadas isoladas à tarde. No Espírito Santo, chuvas isoladas nas cidades costeiras são esperadas.
Região Sul
Quarta-feira: A instabilidade persiste sobre Paraná e norte de SC, com chuva moderada a forte. No RS, tempo firme e frio.
Quinta-feira: Instabilidade segue em SC e PR, com risco de transtornos por chuvas intensas. No RS, céu aberto. Em Curitiba, máxima prevista é de 13 °C.
Sexta-feira: Chuvas continuam no Paraná; também há chance de precipitação no litoral catarinense. No RS, tempo firme, mas com elevação gradual das temperaturas.
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira, pancadas isoladas são esperadas no sul e leste de Mato Grosso do Sul, sudeste de MT e sul de Goiás. As demais áreas têm tempo mais aberto e temperaturas altas — até 37 °C em Sinop (MT).
Na quinta-feira, o calor e a umidade mantêm condições para instabilidade no sul, leste e norte da região.
Na sexta, novas áreas de instabilidade surgem no sul e leste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. Em Mato Grosso, chuvas ocorrem na faixa norte, interior e sudeste do estado. A umidade relativa do ar continua baixa em Goiás e no leste de MT.
Região Nordeste
Na quarta-feira, a circulação marítima favorece chuvas na faixa leste do Nordeste, especialmente entre Bahia e Pernambuco. No interior, predomínio de tempo seco e calor intenso — em Teresina, a máxima pode atingir 37 °C.
Na quinta-feira, chuvas persistem entre os litorais da Bahia e Alagoas. No interior, ocorrem pancadas isoladas no sul do Maranhão e no Piauí.
Na sexta-feira, as chuvas continuam ao longo da faixa leste; no restante da região, o tempo firme prevalece, com altas temperaturas e baixa umidade.
Região Norte
Na quarta-feira, instabilidades permanecem sobre quase toda a região. Chuvas mais intensas ocorrem no Amazonas, Rondônia, Acre e oeste do Pará, com risco de temporais localizados. O Amapá terá pancadas isoladas. Em Tocantins, tempo firme predomina.
Na quinta-feira, os temporais seguem em Roraima, Amazonas e Pará; o Acre e o Amapá têm tempo mais estável. Há chance de chuvas moderadas se deslocando para o Tocantins.
Na sexta-feira, precipitações continuam em Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, com risco de chuva forte e rajadas de vento.