Nesta quinta-feira, 15 de maio, São Paulo registrou um novo recorde de menor temperatura do ano, pelo segundo dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 13,3°C de temperatura mínima, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. O recorde anterior de menor temperatura em 2025 era de 14,2°C no dia 14 de maio.
Quando São Paulo vai ter frio de 10°C?
Fazer 10°C em um dia de maio na cidade de São Paulo é comum e ocorre quase todos os anos. Este é um mês onde fortes massas de ar frio de origem polar podem passar pelo centro-sul do Brasil causando acentuado resfriamento também no estado de São Paulo.
Até em maio de 2024, que foi o maio mais quente já observado em São Paulo pelo Inmet em 82 anos, a temperatura baixou para o dígito dos 10°C. Mas isto ocorreu só no finalzinho do mês. Até o dia 28 de maio de 2024, a menor temperatura no Mirante de Santana foi de 14,2°C, em 26/5/24. Mas, então, uma forte onda de frio entrou no Brasil e a São Paulo fechou maio de 2024 com três dias consecutivos com temperaturas mínimas no dígito 10°C. A menor temperatura em maio de 2024 foi de 10,4°C, em 29/5/24.
Mas, em alguns meses de maio a temperatura em São Paulo não chegou na marca dos 10°C. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2019, quando a menor temperatura no mês foi de 11,4°C, em 25/5/2019.
Por enquanto, maio de 2025 está no time de 2019. No decorrer da segunda quinzena de maio pelo menos duas massas polares ainda vão causar queda acentuada da temperatura, mas por enquanto, não há indicação de frio abaixo ou igual a 10°C na cidade de São Paulo.
Temperatura em elevação
A falta de nuvens durante a noite facilita o resfriamento do ar nas próximas madrugadas em todo o estado de São Paulo. Mesmo assim, não há mais expectativa de novos recordes de frio na cidade de São Paulo, pelo menos até a próxima terça-feira, 20 de maio. Até lá, a tendência é de gradual elevação da temperatura mínima e também da máxima, o que significa madrugadas cada vez menos frias e tardes mais quentes. A tendência de elevação de temperatura vale para todas as regiões paulistas, mas as noites e o amanhecer seguem amenos.
Sol e ar seco
Uma grande massa de ar seco continua predominando sobre a região Sudeste do Brasil nos próximos dias. Os níveis de umidade estão baixado em todo o estado de São Paulo, o que dificulta a formação de grandes nuvens. O sol predomina em todas as regiões paulistas pelo menos até o dia 20 de maio.
Para este fim de semana, 17 e 18 de maio, a previsão é de tempo firme, com sol desde cedo em praticamente todo o estado. Algumas áreas na serra e nos vales podem ter nevoeiro ao amanhecer, mas que logo se dissipa.