Chocolate quente, manta de lã e lareira. Foi assim que muitas pessoas que estavam nas serras gaúchas e catarinense passaram as noites do primeiro fim de semana de 2026. O calorão dos últimos dias de 2025 foi substituído pelo frio de uma massa de ar, de origem polar, que entrou no Sul do Brasil. As temperaturas no amanhecer desta segunda-feira, cinco de janeiro de 2026, baixaram ainda mais e se aproximaram de 0°C, na na região de São Joaquim, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Algumas cidades da serra gaúcha amanheceram com temperaturas entre 3°C e 4°C. No Sul do Paraná, a temperatura ficou baixou para 5,6°C em General Carneiro.
Frio atípico provocou geada
Todos esses valores são atípicos e extremamente baixos para os padrões normais de um mês de janeiro no Sul do Brasil. O frio intenso provocou a primeira geada de 2026 na região Sul, cobrindo de branco os pastos da região do Caminhos das Neves, região a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, na serra catarinense. O Epagri/Ciram registrou 1,8°C neste local.

Frio intenso provoca geada e congela inseto em São Joaquim, na serra de SC, em 5/1/26 (Foto Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br
Temperaturas mínimas em 05/01/2026 no RS
(fonte: Inmet e estações particulares)
0,9°C São Joaquim/ SC
1,5°C Urubici/ SC
1,5°C São José dos Ausentes/ RS
3,4°C Bom Jardim da Serra/ SC
4,0°C Pedras Altas/ RS
4,1°C Cambará do Sul/ RS
4,1°C Soledade/ RS
4,5°C São Francisco de Paula/ RS
5,1°C Monte Alegre dos Campos/ RS
5,5°C André da Rocha/ RS
Temperatura sobe nesta terça-feira
O frio atípico não vai se prolongar por muitos dias. A massa de ar de origem polar já está saindo do Sul do Brasil e segue para o oceano nesta terça-feira. Isto vai fazer com que menos ar gelado fique sobre o interior da região Sul na próxima madrugada, o que vai facilitar a elevação da temperatura. A madrugada desta terça-feira, 7 de janeiro, ainda será com friozinho estranho para esta época do ano, mas já não será gelada, e a tarde será com sensação de calor. A tendência é de que a temperatura continue em elevação no sul do Brasil nos próximos dias.
Atenção para nova frente fria: uma nova frente fria deve chegar ao sul gaúcho na próxima quarta-feira, 8 de janeiro. Acompanhe as informações sobre esse novo sistema nas redes sociais e no site da Climatempo.
Friozinho no Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil
Embora com menos intensidade, esse ar frio de origem polar avançou também para áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul amanheceram com temperatura de outono e não de alto verão, que é a característica de janeiro.
Confira alguns valores de baixas temperaturas em SP, no RJ e MS
13,7 graus sete Quedas/MS
14,5 graus Dourados/MS
15,1 graus Ponta Porã/MS
12,9 graus Campos do Jordão/SP
13,8 graus Monte Verde/MG
14,9 graus Teresópolis/RJ
14,5 graus Maria da Fé/MG
15,2° Barra do Turvo/SP
Frio em São Paulo e em Campo Grande
As capitais São Paulo e Campo Grande, também sentiram a queda forte da temperatura nesta segunda-feira. Na capital paulista, a temperatura chegou aos 16,2°C na zona sul da cidade, no bairro de Interlagos, pela medição do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. Na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a temperatura na madrugada desta segunda-feira chegou aos 16,8°C, também de acordo com o Inmet. Foi a menor temperatura para um dia de janeiro desde 2017. No ano passado, a menor marca em janeiro em Campo Grande foi de 19,7°C. Em janeiro de 2023, a temperatura chegou aos 18,7°C e em janeiro de 2017, aos 18°C.
Temperatura volta a subir nos próximos dias
Com o afastamento do ar frio e a intensificação de ventos quentes sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a temperatura sobe rapidamente nos próximos dias nos dois estados. A madrugada desta terça-feira, 7 de janeiro, será com temperatura abaixo do normal para o mês, em muitas áreas dos dois estados, mas o calor predomina à tarde. A temperatura segue em elevação até o fim da semana.



