A atuação combinada da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – e de um VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – vem provocando muita chuva sobre o Nordeste do Brasil. A ZCIT ganhou força sobre o extremo norte do Brasil durante o mês de fevereiro, aumentando também a chuva sobre a porção norte da região Norte do Brasil. A chuva vem caindo diariamente, especialmente nos últimos 15 dias, e foi forte em vários locais durante o carnaval de 2026. A região de Fortaleza teve alagamentos por causa da chuva volumosa. Vários locais do norte do Piauí e do norte do Maranhão, no interior do Ceará, no litoral do Pará e do Amapá já acumularam mais de 200 mm em 19 dias de fevereiro. Nas capitais Teresina e Fortaleza a média histórica de chuva para fevereiro já foi superada.
Chuva acumulada entre 1 e 19 de fevereiro de 2023, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
(valores aproximados para facilitar a compreensão)
264 mm Macapá/AP
210 mm santana/AP
307 mm salinópolis/AP
349 mm belém/PA
265 mm Teresina/PI (média histórica: 234 mm)
231 mm Matias Olímpio/PI
224 mm União/PI
231 mm Timbiras/MA
240 mm Peritoró/MA
243 mm Turiaçu/MA
216 mm Fortaleza/CE (média histórica: 187 mm)
213 mm Pedra Branca/CE
259 mm Iguatu/CE
209 mm São Gonçalo/PB
A Zona de Convergência Intertropical vai continuar ativa sobre o Brasil nos próximos dias. Até o final de fevereiro, as pancadas de chuva no norte do Nordeste e da região Norte do Brasil vão continuar frequentes e há risco de chuva de forte intensidade em muitas áreas.
- As capitais Macapá, Belém, São Luiz, Teresina e Fortaleza também poderão ter novos episódios de chuva de forte intensidade até o final do mês.
Chuva de fevereiro supera a média em Manaus
A região de Manaus tem tido pancadas de chuva frequentes e até de forte intensidade desde o começo do ano. A chuva de fevereiro já superou a média histórica para o mês, repetindo o que aconteceu em janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o total de chuva acumulado entre os dias 1 e 19 de fevereiro de 2026 em Manaus foi de 338,4 mm, pela medição do Inmet. A média histórica de precipitação para fevereiro é de 297 mm. Em janeiro, Manaus acumulou 343,2 mm, superando a média que é de aproximadamente 306 mm.
A chuva frequente na região de Manaus é basicamente por causa da grande concentração de ar quente e úmido sobre a região, comum nessa época do ano. A Zona de Convergência Intertropical ainda não está tendo grande atividade no norte do Amazonas.
As condições para pancadas de chuva permanecem altas na região de Manaus e em todo o Amazonas no decorrer do mês de fevereiro. A Climatempo alerta para o risco de chuva moderada forte na capital do Amazonas e em outras regiões do Estado.




