ALERTA

1 notificações

RJ: Paraíba do Sul terá chuva nos próximos dias

26/01/2015 às 17:59
por Redação

Oferecimento
Os reservatórios Paraibuna e Santa Branca já operam no volume morto.

por Maria Clara Machado

A crise nos reservatórios do Sudeste só se agrava e as chuvas do primeiro mês do verão 2014/2015 tiveram pouco efeito até o momento. No estado do Rio De Janeiro a situação também piorou na última semana.

Dos quatro reservatórios de água que compõem a Bacia do Rio Paraíba do Sul, dois deles, o Paraibuna e o Santa Branca, atingiram o volume de 0%. Ou seja, a partir de agora operam apenas com o volume morto. Os outros dois reservatórios, Jaguari e Funil também tiveram queda no volume útil de água e nesta segunda-feira, 26, estavam com 1,72% e 3,75% respectivamente. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Quase dezesseis milhões de pessoas no Rio de Janeiro dependem da água do rio Paraíba do Sul, incluindo a região metropolitana. Entretanto, sua parcela na geração de energia elétrica para o Sudeste é muito pequena se comparada a outros principais reservatórios da Região.   O final de janeiro e o início de fevereiro deverão ter um padrão de Clima diferente do que estamos observando até agora, afirma o meteorologista Alexandre Nascimento. A previsão é que as pancadas de chuva aconteçam sobre os reservatórios do Paraíba do Sul. Os modelos meteorológicos indicam volumes superiores a 150 mm no período de quinze dias. Ainda assim, são chuvas que apenas minimizam a seca momentaneamente. O quadro de seca no estado do Rio de Janeiro não será revertido.     Confira o que diz o meteorologista Alexandre Nascimento:  

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

32°
max

25mm / 67%