Sistema Cantareira volta a cair

31/12/2014 às 11:18
por César Soares

Oferecimento
Demais reservatórios se mantiveram estáveis.

Após ficar estável por 3 dias consecutivos, o Sistema Cantareira voltou a cair segundo informações da Sabesp. A estabilidade e até mesmo elevação do volume disponível para o consumo da população se deu com as chuvas que ocorreram na semana do Natal.

Veja mais em: Nível do Cantareira sobe pela primeira vez em 8 meses

Ainda segundo informações da Sabesp, os demais reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo ficam estáveis quando comparados com os volumes registrados na terça-feira (30).

Dos três reservatórios, o único que teve registro de chuva entre a terça-feira (30) e a quarta-feira (31) foi o Alto do Tietê com registro de 1,6mm.

Fechando as medições do mês de dezembro/2014 é possível ver que apenas o reservatório do Sistema Guarapiranga teve chuva acima da média climatológica. Mas ao ver os valores registrados tanto no Alto do Tietê quanto no Sistema Cantareira, tivemos chuva muito próximo das médias climatológicas respectivas.

2015 vai começar com chuva nas áreas de captação do Sistema Cantareira

2015 começa com boas notícias para os reservatórios de São Paulo. O afastamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) das áreas do Centro-Oeste e do Sudeste vão favorecer a circulação de ventos úmidos vindos de noroeste. Dessa forma a umidade aumenta e as pancadas de chuva voltam a ocorrer ao longo das tardes e início de noites nas áreas de captação dos reservatórios.

Uma frente fria vai passar pelo Sudeste no primeiro fim de semana no novo ano e vai trazer volumes de chuva ainda maiores. O meteorologista César Soares comentou no Climatempo News.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

23°
max

5mm / 90%

Natal - RN

22°
min

30°
max

5mm / 60%

FASES DA LUA

  • Cheia
    17/06
  • Minguante
    25/06
  • Nova
    03/06
  • Crescente
    10/06

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12