Níveis de umidade diminuem e calor aumenta
ref="http://www.climatempo.com.br/destaques/262682/sudeste-enfrenta-a-seca-por-alguns-dias/ura_br_7out2014_destaque/" rel="attachment wp-att-262762">
Confira os níveis de umidade do ar registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia em algumas cidades.
O ar vai ficar cada vez mais seco nos próximos dias. A menor disponibilidade de umidade no ar dificulta a formação e o crescimento das nuvens e afasta a chuva.
A figura mostra uma representação computadorizada da distribuição de umidade sobre o Brasil em 7 de outubro de 2014. O ar úmido está concentrado no Norte do Brasil e aparece em tons esverdeados. Mas no Sul e no leste o Nordeste também temos maior umidade do que sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste, onde a disponibilidade de umidade é mais baixa do país.
Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil e vai reter as frentes frias no extremo sul do país, onde volta a chover forte nos próximos dias. O ar polar fica retido na Argentina. No Sudeste, a chance de chuva é remota pelo menos por mais 10 dias.
Quando volta a chover? A meteorologista Josélia Pegorim comenta a expectativa para o Sudeste e o Centro-Oeste nos próximos dias.