A formação do primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Brasil provocou chuva forte e volumosa na primeira semana de janeiro de 2026 em nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Em apenas quatro dias, muitas áreas desses estados acumularam de 100 mm a 200 mm de chuva. O excesso de chuva causou muitos transtornos para a população, por causa do transbordamento de rios, deslizamentos e alagamentos. Mas a tendência para o fim da semana é de diminuição da chuva e aumento do calor em todo o Sudeste.
Volumes de chuva
Confira alguns volumes de chuva muito elevados acumulados no Sudeste, entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2026. Os valores foram aproximados para facilitar a compreensão. (Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)
268 mm Petrópolis/Independência
224 mm Dom Cavati/Centro (MG)
211 mm Mimoso do Sul
200 mm Rio Novo do Sul/São José (ES)
197 mm Muriaé/São Francisco (MG)
194 mm Cachoeiro de Itapemirim/Ilha da Luz (ES)
188 mm Iapu/Centro (MG)
181 mm Guapimirim/Centro (RJ)
179 mm Piúma/Centro (ES)
179 mm Guarapari/PRF (ES)
177 mm Magé/Pau Grande (RJ)
174 mm São Francisco de Itabapoana/Barra de Itabapoana (RJ)
173 mm Aldredo Chaves (ES)
172 mm Almenara (MG)
172 mm Brejetura (ES)
ZCAS se desfaz e chuva diminui nos próximos dias
A previsão para os próximos dias é de diminuição de chuva e do retorno do sol forte. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda atua nesta quarta-feira, 7 de janeiro, mas já começa a perder força e se desfaz a partir da quinta-feira.
Para o Espírito Santo, para o Norte Fluminense e para o Norte e Leste de Minas Gerais, que foram as regiões onde a chuva foi mais volumosa nos últimos dias, não há mais alerta para a chuva intensa nesta quarta-feira. Ainda há previsão de pancadas de chuva, mas de forma isolada e sem volume tão elevados como vinha ocorrendo desde o último sábado.
A região da Grande Belo Horizonte, o centro-oeste e o Sul de Minas, a região da Zona da Mata Mineira, áreas serranas do Rio de Janeiro, o Grande Rio e o centro-sul fluminense terão maiores períodos com o sol e elevação de temperatura nesta quarta-feira, ainda com risco de raios e de pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite. O Noroeste Mineiro, região de Paracatu e Unaí podem ter temporais.
Para o estado de São Paulo, a previsão para esta quarta-feira, 7 de janeiro, também é de um dia quente, com períodos de sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de pancadas moderadas a fortes e de raios em todas as regiões paulistas, incluindo a grande São Paulo.
Tempo seca mais no fim de semana
Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força novamente sobre a região Sudeste do Brasil nos próximos dias, reduzindo as condições para a chuva em todos os estados. No Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo, as pancadas de chuva devem se concentrar no interior dos estados. Em Minas Gerais, as condições para pancadas de chuva serão pequenas no leste e norte do estado. Algumas pancadas poderão ter moderada a forte intensidade, mas devem ocorrer em pequenas áreas e com curta duração.
Sol forte e muito calor no litoral do Sudeste
O litoral da região Sudeste volta a ter dias com muito sol e baixa probabilidade de chuva na sexta-feira e no fim de semana. O comércio relacionado ao calor será favorecido, mas a população deve redobrar os cuidados com a proteção contra o excesso de sol e de calor, especialmente nas crianças e pessoas idosas.
Atenção: a temperatura pode se aproximar dos 40°C no fim de semana no Grande Rio, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, e no litoral de São Paulo, especialmente em áreas do litoral sul paulista.




