Os últimos dias de outubro terminam com tempo bem mais carregado em Minas Gerais. Nesta segunda (28), a frente fria que estava atuando no decorrer do final de semana vai continuar afastada em alto mar na altura do Espírito Santo e a alta pressão que vem na retaguarda do sistema vai manter o fluxo de ventos úmidos soprando do mar contra o continente, estes sistemas, ainda somados com a circulação da atmosfera e a atuação de um cavado meteorológico vão gerar combustíveis para a formação de nuvens bem carregadas.
O risco de temporais já aumenta neste começo de semana no centro-leste, oeste, Triângulo e parte da região central do estado de Minas Gerais – o que inclui a Grande BH.
O alerta continua para chuva forte e persistente entre os últimos dias de outubro e o começo de novembro – De 28/10 até pelos menos o dia 01 de novembro, os modelos indicam acumulados um pouco acima de 100mm em áreas do centro-sul, leste e oeste de Minas Gerais.
Belo Horizonte dobrou a média de chuva prevista para outubro com o temporal que aconteceu neste último fim de semana do mês (entre 26 e 27/10) com cerca de 240 mm acumulados – registo feito até 09h da manhã deste domingo, 27, na estação convencional da capital. A média de chuva para outubro em Belo Horizonte é de 110.1mm, de acordo com o INMET (dados da climatologia de 1991 a 2000).
Vale lembrar que estamos tendo um dos meses mais chuvosos na capital mineira. Não chovia assim em Belo Horizonte desde março de 2024, quando o acumulado chegou a 274,4mm, segundo o INMET e vem mais chuva por aí!
A Climatempo alerta para possibilidade de transtornos nos próximos dias, sobretudo em relação à chuva persistente e que pode acumular altos volumes em um curto período de tempo. O risco de alagamentos, enchentes e até possíveis deslizamentos de terra é alto até a sexta-feira, 01 de novembro.