Mesmo com o sol aparecendo na maior parte do dia, a temperatura não tem subido muito na região da grande São Paulo. O ar frio de origem polar continua espalhado pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. O vento frio provocado por essas massas polares que estão sobre o oceano continuam chegando a São Paulo.
A presença constante do ar polar dificulta a elevação da temperatura. A sensação de aquecimento vem quando ficamos debaixo do sol, mas dentro de casa continuamos agasalhados.
Mudança na direção dos ventos aquece o ar
Ao longo desta semana, uma mudança na direção dos ventos sobre o Brasil vai trazer um calorzinho tropical para a região da grande São Paulo. Isso não significa que vai fazer calor de verão, mas a população deve sentir um aquecimento suficiente para diminuir o número de casacos que estão sendo usados diariamente. As tardes e os inícios de manhãs vão ficar menos frios.
Nos próximos dias ventos quentes vindos do Norte e do Nordeste do Brasil vão voltar a soprar sobre a região Sudeste, o que vai ajudar a esquentar o ar junto com o sol.
Na região da cidade de São Paulo, as temperaturas máximas devem alcançar valores entre 24°C e 26°C. Nos 11 primeiros dias de julho, as temperaturas máximas na cidade de São Paulo ficaram quase sempre entre 20°C e 23°C. O frio no amanhecer também vai diminuir. São Paulo teve 6 dias com temperaturas em torno de 10°C desde o início de julho. Nos próximos dias, as temperaturas do comecinho das manhãs também vão subir um pouco e devem ficar entre 12°C e 14°C.
Início de inverno é com baixa insolação
É preciso lembrar também que ainda estamos no começo do inverno, época de menor insolação, que é o número de horas de sol ao longo do dia. O inverno oficialmente teve início no dia 20 de junho.
Outro fator que ajuda a manter a sensação de frio é que as nossas casas ficam menos aquecidas pelo sol nas primeiras semanas do inverno. Em geral, as construções no centro-sul do Brasil não estão preparadas para o frio persistente, pois é o calor que predomina ao longo do ano.
Tempo seco e poluição
Essa mudança na direção dos ventos só vai trazer um ar mais quentinho para a Grande São Paulo, mas ainda não há expectativa de chuva para os próximos dias. O tempo seco continua predominando nos próximos dias e, com a falta de chuva prolongada, a qualidade do ar tende a piorar por causa do aumento da concentração de poluentes.