As próximas madrugadas podem ser as mais frias do ano até agora na cidade de São Paulo. Embora o ar frio de origem polar já esteja se afastando do Brasil, a pouca nebulosidade esperada para as próximas noites vai manter um resfriamento acentuado no período noturno. Esse processo é conhecido como resfriamento por perda radiativa.
O recorde atual de menor temperatura na cidade de São Paulo em 2025 é de 14,4 graus no dia 30 de Abril, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Tempo prevê 13°C de temperatura mínima para esta quarta-feira, 14 de maio, e 12°C para quinta-feira, 15 de maio.
Tardes mais quentes e secas
Enquanto as madrugadas seguem frias na região da capital paulista e as tardes vão ficando mais quentes e secas até o final da semana. Um novo bloqueio atmosférico está previsto para os próximos dias, impedindo que novas frentes frias cheguem ao estado de São Paulo pelo menos até o próximo domingo.
Sem a renovação do ar frio sobre o estado de São Paulo e com o sol forte por várias horas, o ar vai aquecer naturalmente. A tendência é de madrugadas com temperaturas amenas e tardes mais quentes ao longo desta semana também no litoral e no interior paulista.
Outro efeito do bloqueio atmosférico será a redução dos níveis de umidade no ar no estado de São Paulo. O ar vai ficar cada vez mais seco até o final desta semana dificultando a formação e o crescimento de grandes nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuva. O litoral paulista ainda deve ter chuva de fraca intensidade nesta quarta-feira, mas as condições para a chuva diminuem a partir de quinta-feira.