Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil ao longo deste fim de semana, marcando a chegada do primeiro sistema frontal de agosto. O sistema promete mudar o tempo nos três estados da região, mas o alerta principal é para o Rio Grande do Sul, que será o mais afetado pelas instabilidades já neste sábado (2).
Sábado com temporais no Rio Grande do Sul
O avanço da frente fria neste sábado favorece tempo instável em praticamente todo o território gaúcho. De acordo com o mapa de risco, a faixa em vermelho indica áreas com potencial para temporais, abrangendo Missões, Oeste, Região Central e Vales do RS. Nessas áreas, a chuva deve ser intensa, acompanhada por raios e rajadas de vento.

Figura 1- Mapa de risco para sábado 02 de agosto de 2025. Fonte: Climatempo.
Nas áreas em amarelo do mapa, a previsão é de pancadas de chuva moderadas a fortes, mas sem o mesmo risco de severidade observado nas áreas em vermelho.
Top 10 cidades com maior previsão de chuva para sábado:
-
Rio Pardo: 50,1 mm
-
Cachoeira do Sul: 34,0 mm
-
Júlio de Castilhos: 33,9 mm
-
Osório: 29,0 mm
-
Santa Maria: 28,7 mm
-
Charqueadas: 27,4 mm
-
São Sepé: 26,4 mm
-
Xangri-Lá: 26,3 mm
-
Nova Santa Rita: 26,1 mm
-
Canoas: 22,8 mm
Domingo segue com instabilidade
No domingo (3), a instabilidade permanece sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a avançar para Santa Catarina e Paraná. O destaque segue sendo o norte e noroeste gaúcho, onde os acumulados continuam elevados.
Top 10 cidades com maior previsão de chuva para domingo:
-
Horizontina: 44,8 mm
-
São Miguel das Missões: 42,6 mm
-
São Luiz Gonzaga: 40,0 mm
-
Três Passos: 39,9 mm
-
Três de Maio: 36,3 mm
-
Santo Ângelo: 34,4 mm
-
Carazinho: 32,9 mm
-
Santa Rosa: 31,7 mm
-
Santo Augusto: 29,1 mm
-
Panambi: 27,3 mm
Chuva se espalha para SC e PR nos próximos dias
Após o fim de semana, a frente fria se desloca lentamente para o norte, espalhando chuva para Santa Catarina e Paraná. Entre os dias 2 e 6 de agosto, os acumulados previstos variam entre 20 mm e 40 mm na maior parte dos dois estados. Pontualmente, o Sudeste e Oeste catarinense, além do Oeste do Paraná, podem registrar volumes entre 40 mm e 60 mm.

Figura 2- Mapa de acumulado de chuva previsto entre 02 de agosto de 2025 e 06 de agosto de 2025. Fonte: Climatempo.
Essa sequência de chuva é importante para amenizar a condição de tempo seco que predominou nos últimos dias na região, mas também exige atenção para possíveis transtornos, como alagamentos em áreas vulneráveis.