A forte onda de frio que chegou ao Brasil na virada de junho para julho trouxe o frio intenso para a região Sul, mas também o sol e o céu azul. A chuva parou e os rios finalmente começaram a baixar no Rio Grande do Sul durante a primeira semana de julho, permitindo que a população desalojada pelas enchentes começasse a voltar para casa. Mas algumas perguntas ficam no ar: Até quando o sol vai predominar? Pode voltar a chover forte em julho?
Previsão para os próximos dias
Uma frente fria passou rapidamente pelo litoral da região Sul, mas apenas pelo oceano, sem causar mudanças no tempo no interior da região. Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o centro-sul do Brasil e vai afastar as frentes frias por alguns dias.
Até o final desta semana, o sol e o tempo seco vão predominar sobre o Sul do Brasil. Não há expectativa de chuva. Muitas áreas podem amanhecer com o céu nublado por causa do nevoeiro, mas que se dissipa até o meio da manhã deixando o sol aparecer forte.
O ar frio polar intenso já se afastou do Sul do Brasil, mas as noites e as primeiras horas da manhã continuam frias. Mas com o sol predominando na maior parte do dia, mais tarde ficam agradáveis.
Pode chover forte em julho?
Até o final da primeira quinzena de julho não há previsão de novos eventos de chuva volumosa no Sul do Brasil. Uma frente fria deve passar pelo extremo sul do Brasil no início da segunda quinzena de julho, com possibilidade de causar chuva em algumas áreas gaúchas.
No decorrer da segunda quinzena de julho, outras frentes frias vão chegar ao Sul do Brasil. Alguma chuva forte ainda pode ocorrer, mas nada que se compare ao que foi observado em junho.
Junho de 2025 marcou o RS com chuva muito intensa
As chuvas de junho causaram grandes transtornos na região Sul, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. O estado gaúcho foi um dos locais onde mais choveu no Brasil durante o mês de junho. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu de 300 mm a 400 mm em junho na maioria das áreas do Rio Grande do Sul. Em alguns locais, como Serafina Corrêa, choveu 462 mm durante o mês de junho.
O mapa mostra os volumes de chuva acumulados em junho de 2025 no Rio Grande do Sul, considerando apenas a medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Total de chuva acumulado no RS em junho de 2025 supereou os 300 mm em grande parte do estado. (Fonte: Inmet)
Chuva muito acima da média
Os volumes de chuva que caíram sobre o Rio Grande do Sul em junho de 2025 foram muito acima da média normal para este mês. Em grande parte do estado choveu de 100 mm a 300 mm acima da média para junho.

Anomalia (diferença em relação à media) de chuva em junho superou os 100 mm em muitas áreas do Rio Grande do Sul (Fonte: Inmet)