Após os problemas causados pela chuva intensa e ventania por causa da recente passagem de uma frente fria, o Sul do Brasil terá uma semana com predomínio de tempo firme. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica vai inibir a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva na maioria das áreas da região.
Semana com sol
A previsão é de que o sol predomine no decorrer desta semana em quase todas as áreas do Sul do Brasil. A maior parte da região terá dias com pouca nebulosidade. O tempo seco, sem previsão de chuva, vai predominar pelo interior dos estados, mas o litoral ainda fica com o tempo instável em parte da semana. A região da grande Curitiba ainda deve ter muitas nuvens até esta terça-feira, mas os períodos com sol tendem a aumentar a partir da quarta-feira.
Chuva no litoral de SC e do PR
O litoral do Paraná e de Santa Catarina ainda terão chuva frequente nesse início de semana. Não há risco de temporais, mas a chuva pode cair com moderada intensidade em vários momentos causando acúmulos relativamente elevados num período de 24 a 48 horas. Ainda assim, não há expectativa de que os volumes acumulados sejam suficientes para causar transtornos. O Vale do Itajaí também fica sujeito a chuva fraca a moderada até a quarta-feira, 14 de maio.
A circulação de ventos neste início de semana vai favorecer um acúmulo de umidade no litoral de Santa Catarina e do Paraná estimulando a formação de áreas de instabilidade. A tendência é de enfraquecimento dessa circulação de ar marítima a partir da quinta-feira.
Frio diminui no decorrer da semana
O ar frio polar intenso que entrou no Sul do Brasil no último fim de semana se afasta da região no decorrer da semana. Isso vai permitir a gradual elevação das temperaturas, mas o aquecimento será sentido principalmente durante as tardes. As noites e os inícios de manhã ainda serão frios, mas não como no fim de semana passado, quando houve geada nas regiões mais frias dos três estados e a temperatura ficou abaixo 0°C nas áreas mais elevadas da serra catarinense. A tendência é de elevação da temperatura também nas regiões serranas.
Novo recorde de menor temperatura do ano em Curitiba
A nova massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o Brasil no fim de semana passado causou acentuada queda da temperatura no Paraná. Em Curitiba, a madrugada do domingo, 11 de maio, foi a mais fria do ano até agora com a temperatura mínima de 9,5°C. O recorde anterior de menor temperatura em 2025 era de 10,1°C no dia 29 de abril.
Atenção com o nevoeiro
O frio vai diminuindo ao longo desta semana em todo Sul do Brasil. Mas as temperaturas relativamente baixas que ainda devem ser observadas ao amanhecer vão permitir a formação do nevoeiro, especialmente nas regiões serranas e em áreas de vales.
Nevoeiro é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas torna-se frequente com o amanhecer frio dos dias de outono e inverno.
Próxima frente fria
A semana terá predomínio de sol e tempo seco no Sul do Brasil, mas uma nova frente fria já poderá trazer a chuva de volta para o Rio Grande do Sul no próximo domingo, 18 de maio.