Previsão do tempo para o sábado, 12 de julho: Ar seco no Brasil central e chuva forte na costa leste do Nordeste
Neste sábado, a chuva ganha força no Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e leste da Bahia, devido à infiltração marítima e a circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera. Nessas áreas a chuva pode ocorrer entre moderada a forte intensidade, bem como no litoral de Sergipe até Pernambuco. Risco de temporal no norte e noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e leste do Amapá; no norte e noroeste do Pará pancadas com até forte intensidade, especialmente no período da tarde.
A massa de ar seco continua predominando sobre o País, dificultando a formação de nuvens carregadas e favorecendo o predomínio de sol no Centro-Oeste, interior do Nordeste, áreas mais ao sul da Região Norte, em São Paulo e interior de Minas Gerais. Nessas áreas a umidade relativa do ar pode ficar em atenção no período da tarde, para valores abaixo dos 30%; e situação de alerta para umidade abaixo dos 20% entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará.
No Sul, sol e poucas nuvens ao longo do dia, favorecendo a elevação das temperaturas. No entanto, pela manhã ainda faz frio na Região. Amanhecer com temperaturas mais baixas também em São Paulo, no Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais; e não se descarta a formação de geada isolada em algumas áreas do extremo sul mineiro.
Atenção: condições altas para formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã no centro-leste do Rio Grande o Sul e faixa leste desde Santa Catarina até o sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, incluindo as três capitais do Sul e São Paulo/SP.
Previsão do tempo para o domingo, 13 de julho: Chuva ganha força em Salvador e umidade continua em alerta entre Mato Grosso e Pará
No domingo, a circulação de ventos do oceano para o continente mantém a condição de pancadas de chuva desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, onde não se descartam chuva com até forte intensidade; pancadas mais isoladas estão previstas para o nordeste de Minas Gerais e litoral de São Paulo, onde chove fraco.
No Sul, áreas de instabilidade avançam do interior do continente podendo provocar chuva fraca e isolada no oeste e em parte da campanha gaúcha ao final do dia. Em Santa Catarina e no Paraná o predomínio é de sol, com tempo mais nublado no litoral paranaense e algum chuvisco entre a manhã e à tarde. Nos estados do Centro-Oeste, o sol vai predominar entre poucas nuvens favorecendo a elevação das temperaturas e faz calor no Mato Grosso e em Goiás. No interior do Nordeste, sol e temperaturas elevadas com umidade relativa do ar caindo no período da tarde.
Do estado do Mato Grosso até o Triângulo mineiro, norte e oeste de São Paulo e metade norte do Mato Grosso do Sul a umidade relativa do ar fica em atenção para valores inferiores aos 30%. No extremo norte, entre a metade norte do Amazonas e Roraima e no Amapá, pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria, com chance de alguns temporais; chove forte no norte e noroeste do Pará. Pela manhã as temperaturas continuam mais baixas desde o Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, mas sem risco para formação de geada.