A chuva continua atuando com força sobre a faixa leste e norte do Nordeste do Brasil. Ao longo desta semana, diversas capitais nordestinas registraram volumes de chuva bastante elevados, com destaque para Recife (PE), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e São Luís (MA).
Em Recife, os volumes foram especialmente extremos. Segundo o CEMADEN, o bairro de Campina do Barreto acumulou 203 mm de chuva apenas nesta semana, valor que corresponde a quase 65% da média de maio, que é de 317,1 mm.
Em João Pessoa, capital da Paraíba, o acumulado foi de 121,8 mm também nesta semana, o que representa cerca de 42% da média mensal, que é de 287 mm.
Em São Luís, o valor registrado na estação principal do INMET foi de 121,4 mm nesta semana, com média mensal de 312 mm. No entanto, em alguns bairros da capital maranhense, os acumulados dos primeiros 15 dias de maio já são expressivos:
Ou seja, em metade do mês, já foi registrada mais de 70% da média esperada para maio em várias áreas da cidade.
Em Salvador, no bairro de Brotas, o volume acumulado nesta semana foi de 93,6 mm. Porém, assim como em São Luís, os dados dos primeiros 15 dias de maio revelam que diversos bairros já ultrapassaram a média histórica do mês:
-
Periperi: 404 mm
-
Federação: 315 mm
-
Itapuã: 329,4 mm
-
Cajazeiras VII: 342,4 mm
Esses números mostram que a primeira quinzena de maio tem sido muito chuvosa, com acumulados extremos em áreas densamente povoadas.
Por que está chovendo tanto?
Maio já é um mês naturalmente chuvoso na costa leste e norte do Nordeste. Durante esse período, diferentes sistemas meteorológicos contribuem para os elevados acumulados:
-
Na costa norte, como no Maranhão e no Piauí, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela chuva.
-
Na faixa leste do Nordeste, especialmente entre Bahia, Sergipe e Alagoas, é comum a chegada de frentes frias vindas do Sul do Brasil.
-
Já entre Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, os episódios mais intensos estão relacionados às ondas de leste — bandas organizadas de nebulosidade vindas do oceano, que provocam chuva volumosa em curto intervalo de tempo.
Foi justamente um desses sistemas — uma onda de leste — que atuou sobre a região nesta semana, despejando grandes volumes de chuva, principalmente em Recife e João Pessoa.
Previsão: mais chuva entre o fim de semana e a próxima semana
A previsão do tempo indica que a chuva vai continuar nos próximos dias, especialmente sobre Pernambuco e Alagoas. Entre os dias 17 e 21 de maio, os modelos meteorológicos apontam acumulados acima de 100 mm, com destaque para o litoral de Pernambuco, onde Recife pode ultrapassar os 150 mm no período.

Figura 1- Acumulado de chuva esperado entre 17de maio de 2025 e 21 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.
Previsão pontual: acumulados preocupam
Veja a previsão de chuva para os próximos dias em algumas capitais do Nordeste:
Recife (PE)
O final de semana será instável na capital pernambucana. No sábado (17), a temperatura varia entre 24°C e 30°C, com previsão de 20 mm de chuva ao longo do dia. No domingo (18), o tempo se intensifica, com máxima de 28°C e 42 mm previstos.
A segunda-feira (19) será o dia mais crítico da sequência: a temperatura deve cair para 26°C e os modelos apontam 127 mm de chuva em apenas 24 horas, um volume elevado e com potencial para alagamentos. A terça-feira (20) também segue chuvosa, com mais 87 mm previstos, e a quarta-feira (21) encerra o período com instabilidades mais fracas, mas ainda com 17 mm de chuva.
João Pessoa (PB)
A capital paraibana também terá uma sequência de dias chuvosos, embora com menor intensidade. No sábado (17), o tempo segue abafado, com 29°C de máxima e chuva fraca, somando cerca de 4 mm. No domingo (18), a chuva ganha um pouco mais de força, com 20 mm previstos.
A segunda-feira (19) será o dia mais instável, com máxima de 27°C e acumulado estimado de 74 mm — valor significativo que pode causar transtornos em áreas vulneráveis. A terça (20) e a quarta-feira (21) seguem com pancadas isoladas, entre 7 e 13 mm de chuva por dia.
Maceió (AL)
Em Maceió, o tempo úmido também predomina. O sábado (17) começa com bastante nebulosidade e previsão de 21 mm de chuva, com máxima de apenas 26°C. No domingo (18), o cenário se repete, com 20 mm acumulados e tempo abafado.
Na segunda-feira (19), a chuva dá uma trégua temporária, com acumulado mais baixo, perto de 8 mm. No entanto, o tempo volta a se fechar na terça-feira (20), quando são esperados 28 mm. A quarta-feira (21) também será chuvosa, com 23 mm previstos e temperaturas entre 23°C e 25°C.