Sul: Ventos de até 100 km/h e temporais na Região
Quarta-feira marcada pela atuação de uma grande e forte frente fria se deslocando sobre o centro-sul do Brasil. No Sul, as instabilidades atuam de forma mais intensa durante a madrugada nos três estados da Região, com destaque para a condição de chuva forte entre o oeste do Paraná e de Santa Catarina. Na faixa central e leste desses dois estados, a chuva ocorre na forma de pancadas, com intensidade moderada a forte. Nessas áreas, o risco é elevado para temporais, acompanhados de fortes rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente nas primeiras horas do dia.
No Rio Grande do Sul, a chuva se concentra principalmente na manhã e, ao longo do dia, vai perdendo força gradualmente, com a entrada do ar polar. Ainda assim, há alerta para temporais em todo o estado. As rajadas de vento variam entre 51 e 70 km/h nos três estados, com destaque para o litoral, onde podem chegar a 90 km/h. No litoral norte do Rio Grande do Sul, as rajadas podem alcançar até 100 km/h. Com o vento intenso, há previsão de ressaca entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), com ondas entre 2,5 e 4 metros.
Sudeste: Frente fria aumenta a condição de vento e provoca chuva forte no interior de SP
No Sudeste, a quarta-feira marca a chegada da frente fria em São Paulo. Já nas primeiras horas do dia, as instabilidades associadas ao sistema alcançam o oeste paulista e, no decorrer do dia, se espalham para as demais regiões do estado. Além da chuva, há previsão de rajadas de vento fortes, que podem ultrapassar os 70 km/h, especialmente entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No litoral sul de São Paulo, as rajadas podem chegar aos 90 km/h. Apesar do aumento da nebulosidade, entre Minas e Rio ainda não há previsão de chuva. No Espírito Santo, a entrada de ventos úmidos que sopram do oceano mantém a condição para pancadas isoladas na faixa norte e no litoral capixaba.
Centro-Oeste: Temporais e ventos fortes em Mato Grosso do Sul
Na Região Centro-Oeste, a frente fria também provoca mudanças no tempo, principalmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de Goiás. Durante a noite, são esperadas pancadas de chuva mais fortes, com risco de temporais generalizados, acompanhados de raios, ventos intensos e até queda de granizo. Na faixa nordeste de Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, sem previsão de chuva.
Nordeste: Chuva moderada a forte na costa leste
No Nordeste, o reforço dos ventos úmidos vindos do oceano mantém a chuva ao longo da faixa leste. São esperados acumulados mais expressivos, especialmente entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, com pancadas de intensidade moderada a forte. Também há possibilidade de chuva isolada no litoral do Maranhão. Já no sertão e agreste, o tempo continua firme, com predomínio de sol.
Norte: Temporais no Acre e em Rondônia
Na Região Norte, o avanço da frente fria, com características mais continentais, reforça as instabilidades, especialmente entre Acre e Rondônia. As primeiras horas do dia já serão de risco para temporais, acompanhados de raios e ventos fortes. Após a passagem do sistema, há possibilidade de friagem em parte da região. Há alerta para temporais na faixa norte do Amazonas, sul de Roraima e norte do Amapá. Nas demais regiões, a chuva ocorre na forma de pancadas, mas o sol predomina durante boa parte do dia.
Resumo da previsão para o Brasil – 28 de maio de 2025
Ressaca: A partir das 11h da manhã de Chuí (RS) até Florianópolis (SC) – ondas fortes de 2,5 a 4 metros de altura!
Ventos fortes: No litoral, na Serra e no norte do RS, no sul e norte de SC, no leste do PR e no sul de SP – ventos podendo se aproximas dos 90 km/h
Atenção para chuva moderada a forte: Litoral do Paraná, Vale do Ribeira (SP) e Baixada Santista
Temporais: em Porto Alegre (RS) e Campo Grande (MS) – risco de ventos fortes, raios e trovoadas
Chuva moderada a forte: No centro-norte do PR, interior de SP, sul de Goiás e de Mato Grosso
ATENÇÃO IMPORTANTE: Com a previsão de fortes rajadas de vento sobre o centro-sul do Brasil e o deslocamento da frente fria no decorrer da quarta-feira, estados como SP, MS, MT, PR, SC e RS, podem ter problemas relacionados a queda de galhos e/ou árvores e distribuição de energia elétrica.